quinta-feira, 16 de maio de 2013

O resultado foi justo ?


Nos breves devaneios de se ver no futuro como comentarista, a pergunta que mais dá calafrio é a mais tradicional em qualquer roda de papo pós-jogo: O resultado foi justo ?

Para analisar futebol, não é preciso fórmula mágica ou matemática, não é preciso ser professor de português ou educação física, não é preciso ter entrado em campo ou mesmo craque de bola, temos exemplos de gente que parece nunca ter visto um bom jogo na vida e faz uso do microfone. Mas o texto não é crítica aos coleguinhas. É uma grande interrogação: o resultado foi justo ?

A pergunta pode ser feito após qualquer jogo, o texto pode ser escrito a qualquer momento após uma rodada qualquer e sempre vai ter alguém que não vai conseguir responder se o resultado foi justo ?


Pegue os exemplos recentes da Libertadores: na última terça, o Tijuana eliminou o Palmeiras no Pacaembu. Time por time, não havia muita diferença. O Palmeiras lutou. Mas o que foi fundamental para o resultado do jogo? Um chute despretensioso do meio da rua que o goleiro Bruno falhou e engoliu um frango histórico. Bruno não fugiu da responsabilidade. Foi grande. Mas e se ele pegasse aquela bola e o jogo seguisse. O resultado foi justo ?

Pegue então o Corinthians x Boca Juniors. Atmosfera semelhante a final da Libertadores do ano passado. O velho Riquelme correu muito em um momento do jogo: na comemoração do gol que fez. O Corinthians lutou. Mas não teve força para reverter o resultado, marcar 3 gols após o duro golpe de um cruzamento que pegou efeito e morreu no fundo da rede não era tarefa fácil e nem mesmo o bom time do Corinthians conseguiu. Mas o resultado foi justo ?


Ainda no 1º tempo, o zagueiro do Boca colocou a mão na bola, o juiz com a visão encoberta não viu. Seguiu o jogo. Pouco depois, num lançamento para Romarinho, que fintou o goleiro e marcou, o assistente marcou impedimento. 

Estaria 2x0 quando Riquelme acertaria aquele chute de curva inacreditável e diminuiria o placar. A obrigação do Corinthians seria semelhante, faltaria 1 gol para a classificação. Mas o resultado seria justo ?

Amigos, o texto chegou na hora H então decidi adotar a seguinte resposta: O futebol não é ciência exata, futebol é polêmica, futebol é chato, futebol é apaixonante, futebol é imprevisível, futebol é isso, futebol é bola na rede, futebol é juiz ladrão, futebol é goleiro frangueiro, futebol é técnico teimoso, futebol é superstição, futebol é esporte. Mas futebol não tem justiça, se tem algo que o futebol não é justo, por isso, por favor, vamos abortar a pergunta 'o resultado foi justo' ?

Nenhum comentário: