segunda-feira, 20 de junho de 2011

Flamengo-Luxemburgo-Ronaldinho. Agora vai ?

            O MdC avisou. A ESPN avisou. Eu, como milanista, avisei e, logo depois da conquista do Scudetto, eu agradeci. Aparentemente as coisas estão seguindo o caminho natural. Infelizmente, por assim dizer. A mistura de Ronaldinho Gaúcho e Vanderlei "pofexô" Luxemburgo parece estar dando amostras de que venceu o prazo de validade, conhecido como Campeonato Estadual. E agora você, mais de 35 milhões de torcedores apaixonados pelo Flamengo, tem que se contentar com um empate sem vergonha com o Botafogo e uma invencibilidade, novamente, que não significa nada.


          Tudo bem que o BR-11 está apenas na 5ª rodada e que pode-se utilizar o calendário como desculpa para o baixo rendimento de Ronaldinho Gaúcho. Afinal, na Europa desde muito cedo, nessa época ele está acostumado com fim de temporada e férias. É realmente um argumento compreensível. Mas não vale tanto para Vanderlei Luxemburgo, é lógico. O meia, já com seus 30 anos, nem de longe lembra o espetacular jogador das temporadas 2004/2005 e 2005/2006 há tempos e, agora, está ficando cada vez mais longe do jogador do Milan nas temporadas 2008/2009, 2009/2010 e começo da 2010/2011. E isso sim é preocupante.

         Sua passagem pelo Milan já deixou bem claro que ele viveria de lances e dribles momentâneos, que seria um coadjuvante de luxo nos próximos ano de sua carreira na Europa. Então, acertadamente, Max Allegri deixou o caminho de volta do Gaúcho para o Brasil livre, e Assis, irmão, empresário e leiloeiro do jogador, achou um lugar e uma camisa cativa para ele no clube de maior torcida do país, o CR Flamengo. Faixa de capitão no braço e camisa 10 histórica nas costas, ele levantou o Campeonato Carioca sem fazer muito esforço. Mas parou por lá. Desde então, nem mesmo o mais fanático dos torcedores rubro-negro está satisfeito com o desempenho de Ronaldinho Gaúcho. A torcida quer mais, todavia, eu duvido que ele possa dar muito mais do que já apresentou até o momento. E, pra melhorar, a vida boêmia está logo ali chamando.


       Quanto ao Pôfexô Luxemburgo, ele está em decadência desde o mesmo ano de 2006. Seu trabalho no Real Madrid foi satisfatório, mas não tem o devido reconhecimento. Todavia, desde que voltou da Espanha, Vanderlei se rebaixou de "Rei do Brasileirão" para "Rei dos Estaduais", levando Palmeiras, Santos, Atlético-MG, e agora Flamengo ao título de seus respectivos estados. Mas, nesse ínterim, também entregou a Dorival Júnior, no ano passado, um Atlético-MG praticamente rebaixado. Os times de Luxa têm se mostrando grandes candidatos a Bidone d'oro, umas águas de salsicha sem graça, e suas alterações táticas não têm surtido o mesmo efeito de antes. Para mim, ele parou no tempo, não se atualizou e, como disse o outro, a bola pune.

        É lógico que eles podem vencer o Brasileiro, e, honestamente, até torço para que o façam. Poder testemunhar grandes voltas por cimas, grandes viradas de mesa é sempre espetacular. Mas, honestamente, eles estão demorando muito para dar sinais de melhoria. Se o fizerem, a nação rubro-negra agradeceria da melhor maneiro possível: os tornando ídolos de novo, heróis de um povo.

Nenhum comentário: