segunda-feira, 25 de junho de 2012

Euro 2012 - A semifinal Colonizada.

               Agora sim. Depois que todos os gatos-mestres e futurólogos de plantão destilaram seus venenos e conhecimentos acima do normal sobre o futebol europeu, chegamos a fase semifinal da competição internacional mais charmosa e esperada deste ano.

              Claro, antes de mais nada, aquela mea culpa safada por termos deixado o espaço vago por mais de 20 dias. Sabe como é, incompatibilidade de horários somada a preguiça monstro. Sempre acontece por aqui.

            Enfim, vamos ao que interessa. Todas as informações abaixo são inverídicas, inventadas ou apenas opiniões pessoais. Ninguém tem a intenção de ser dono da verdade ou ser preciso, até porque daria um trabalho do c*ralho.
            A primeira semifinal da Euro-12 será jogada na quarta feira, dia 27, entre os colonizadores do mundo, Portugal e Espanha. A outra semifinal, bem mais interessante e divertida, acontecerá no dia 28, quinta feira, entre a Itália de Cesare Prandelli e a grande Alemanha de Joachim Low e da enorme dúvida Bastian Schwarzenegger. (Eu sei, eu sei.)

PORTUGAL X ESPANHA
           O encontro entre o estilo de jogo mais insuportável deste universo e o jogador mais insuportável da Europa. E, claro, da grande eficiência e eficácia de ambos. 
            
            A equipe dos patrícios, vinda do Grupo B, pode ser considerada um azarão. Pelo menos por mim. Eu não sei desde quando se espera alguma coisa de uma seleção que tem sempre um jogador excepcional (antes, Luis Figo, e agora Cristiano Ronaldo) e alguns coadjuvantes de bom nível, e olhe lá. Cito o Nani e Raul Meirelles. A defesa dos filhos de maria é formada por Bruno Alves e PsicoPepe, o que, por si, assusta. Postiga e Hugo Almeida se revezam no papel de poste inútil no 4-3-3 do medroso Paulo Bento.
           Portugal passou pela República Tcheca ( a Tchecoslováquia para os íntimos) nas quartas de final, pelo placar mínimo, com gol de cabeça de C. Ronaldo, indubitavelmente, o melhor jogador em atividade na Europa.
        Ah, a Espanha. Com um desemprego de mais de 20 % de sua população e sem título da UCL na temporada passada, o mistão Barcelona-Real Madrid, com algumas poucas exceções, se tornou a salvação da lavoura. Principal candidata ao título, o bicampeonato no caso, lotada no Grupo C, foi soberana no mesmo, com apenas um empate contra a Itália. Honestamente, não há coisa mais chata nesse mundo do que assistir a um jogo da Espanha. É daquelas partidas que você vai pegando no sono aos poucos e, quando finalmente sucumbe a pressão e fecha os olhos, perde os únicos 10 segundos que prestam na partida toda, quando os espanhóis decidem finalizar e marcar.
Você esperando a Espanha chutar a gol.
          Diametralmente inverso a sua adversária ibérica, a Espanha tem toda uma geração vitoriosa e talentosa, tendo titulares e reservas praticamente do mesmo nível. Claro, sem contar o ataque, com os decepcionantes Fernandos, Torres e Llorente.

O JOGO

         Sem nenhuma sombra de dúvidas será um jogo interessante de se ver, principalmente se Portugal marcar logo de início. Caso isso não ocorra, duvido que a Espanha se abra logo de cara, partindo para o ataque. Mais chato do que prova surpresa na segunda de manhã ou vaso entupido na hora do almoço, "La Roja" vai cozinhar o bacalhau português até o Pepe dar uma traulitada em alguém, tocando aquela bolinha de um lado para o outro. Por seu lado, os bons volantes de Portugal podem muito bem apertar a marcação a lançarem os velozes Nani e Ronaldo no contragolpe fatal. Isso se o camisa 7 não acertar o poste pela 5ª vez nessa Euro (êita, pontaria.).

         Por mim, Portugal passaria. Mas, parece que a lógica deve reinar nesse confronto.

Nenhum comentário: