quarta-feira, 27 de julho de 2011

Audi Cup - Bayern vence Milan. E daí ?


          Em torneio de pré-temporada, caça níquel de luxos na Europa, organizado pela Audi, o Bayern de Munique recebeu o Milan na Allianz Arena e empatou no tempo normal, com gols de Ibrahimovic, para o lado italiano, e Kroos para os alemães. Na disputa de pênaltis, o jovem atacante milanista Alberto Paloschi perdeu a única cobrança da série e, como todos os jogadores do time bávaro converteram, o Bayern seguiu para a final, onde vai encarar o Barcelona. O Milan enfrenta hoje o Internacional.


        Como todo torcedor de sangue latino, já houve todo tipo de reclamação nos blogs e no twitter acerca do desempenho do Milan de Massimiliano Allegri versão 2011/2012. A escalação inicial contava com Abbiati; Abate, Bonera, Nesta, Taiwo; Gattuso, Van Bommel, Emanuelson, KP Boateng; Cassano e Ibrahimovic. Durante o jogo, entraram Robinho, Thiago Silva, Ambrosini, Paloschi, Antonini, Oddo, Valotti e Alexandre Pato. Como destaques, podemos citar a estréia de Taiwo e Paloschi, em definitivo no time principal, e o retorno de Ibrahimovic, com gol e tudo mais.

       Antes de começar a malhar, é bom lembra que os treinos foram retomados há duas semanas em Milanello. Ainda, Ibra e Cassano ganharam mais alguns dias de folga por conta de compromissos com as seleções nacionais. Ainda, os jogadores brasileiros chegaram do fiasco da Copa América 2011 semana passada. Outro ponto é que o lateral esquerdo Taiwo acabou de ser contratado e vem do inexistente futebol francês.

    Feitas as devidas observações, algumas coisas ficaram bem claras nessa partida: a primeira é que Ibra está em forma, de verdade. Foi muito ativo durante o jogo, embora o rabo de cavalo tenha ficado ridículo. Outra é que Gattuso precisa urgentemente aparar barba e cabelo. Rino, o barbeiro em Milão també deve ter família. O goleiro Abbiati teve uma performance quase perfeita, mostrando que o alto nível das atuações da temporada passada deverão se repetir. O lateral direito Abate ainda está em crescente, melhorando a cada jogo. Alessandro Nesta é um dos melhores defensores ainda na ativa e Mark van Bommel continuar atuando de maneira limpa, direta e objetiva. KP Boateng continua sendo o pulmão do time, unindo defesa e ataque muito bem.

    Devidamente elogiados, vamos as críticas. Ficou claro que falta muito para o Milan voltar a dominar a Europa. Houve muita vontade, muita transpiração e pouca inspiração no meio campo milanista. KP Boateng é ótimo trequartista em jogos da Lega Calcio, mas, quando confrontado com outros times, com jogadores de alto nível, faltou pernas. Quem sabe até penas, pois a vaga que ele ocupa pode ser de PH Ganso. O lateral esquerdo Taiwo ainda precisa de tempo para se adaptar ao esquema de Allegri. Ele segurou durante um tempo o ímpeto ofensivo de Arjen Robben, mas durante pouco tempo, e ainda não apoiou tanto o ataque.


     O técnico Allegri ainda tem tempo, apesar de ter a decisão da Supercopa Italiana no próximo dia 06/08 contra a Internazionale, e muito mercado ainda para arrumar a casa rossonera. Ainda são ligados ao Milan nomes como Riccardo Montolivo, Cesc Fabregas, PH Ganso, Schweinsteiger e outros. O que se faz, e muito necessário, é que qualquer um meia criativo seja contratado, se as intenções forem mesmo de ir adianta na Champions League. Para a Lega Calcio, o Milan deve se preocupar com a Juventus e o Napoli, em primeiro lugar, e depois a Roma, em construção, de Luis Enrique. 

Nenhum comentário: