quinta-feira, 28 de julho de 2011

Flamengo-Luxemburgo-Ronaldinho: Agora vai !


           E como é bom ver um retorno assim. Acabou agora pouco um jogaço em que, de virada, o Flamengo venceu o atual campeão da Libertadores, o Santos, por um placar para lá de elástico. A noite foi de Ronaldinho Gaúcho que, com 3 gols, chega a artilharia do Campeonato Brasileiro, liderou o time rubro negro na vitória por 4 X 5. Deivid e Thiago Neves completaram o score do time carioca. Pelo lado santista, Borges marcou dois gols e Neymar marcou outros dois.

        Logicamente todos vão falar que o Santos entrou com jogadores de meio campo pouco marcadores, o Muricy vai gritar isso pelos quatro cantos do mundo. E também dirão que o Santos ainda está de ressaca da Libertadores, que a defesa com Edu Dracena e Durval não presta e blá blá blá. Existem vários argumentos para se criticar esse jogo, que tem, de longe, chance de ser o melhor do campeonato brasileiro. Mas, vamos aos fatos.

       Como já foi dito por mim, Ronaldinho Gaúcho, no futebol brasileiro, tem tudo para ter muitos momentos de glória e heroísmo. Para o nível do campeonato brasileiro, ele ainda é um fora de série e mostrou isso hoje. Bons passes, tranquilidade, frieza nas cobranças de falta e ótimas finalizações. Combinado com um Thiago Neves, que tem uma qualidade inegável, o camisa 10 da Gávea confirma que, assim como disse, se estiver motivado, pode tranquilamente dar outro título da Libertadores da América para o Flamengo.


      É lógico que as atuações de Neymar e Borges são dignas de notas positivas. E que as de Elano e Ganso são dignas de pena, sem trocadilho. O camisa 11 da Vila Belmiro foi a válvula de escape no ataque alvinegro praiano, para quem todos passavam a bola. E estava realmente fácil de jogar pelo lado direito do Flamengo, com Leo Moura e Wellinton dando aquela força.Enquanto isso, PH Ganso não foi nada mais do que medíocre, assim como na Copa América, e, quanto a Elano, o pênalti perdido fala por si só. Outros bons valores no Santos são Íbson e o velho Arouca de sempre, inexplicavelmente fora da Seleção.


      Feitas todas as observações, a conclusão é inevitável. O Flamengo, no momento, tem o melhor time do Brasil, com meias de alto nível, com um comandante, Vanderlei Luxemburgo, que parece ter encontrado uma solução para as atuações modorrentas de outrora, e um atacante, Deivid, em uma crescente.


    Como disse no começo deste texto, e no final do anterior sobre o Flamengo, estava a muito esperando essa reviravolta na carreira de Ronaldinho Gaúcho, que andava muito abaixo do esperado por opção. No Brasil, e na América do Sul, ele ainda tem muita lenha para queimar, e tem tudo para novamente chegar ao topo do mundo do Futebol, e ser idolatrado pela maior torcida desta Nação, que agora tem um camisa 10 que encheria Zico de orgulho.

Um comentário:

Wilson Pires disse...

Bom Moraes, como bom Flamenguista que sou, ainda estou comemorando a vitória em um jogo que o senhor mesmo resumiu muito bem, e pra tentar ser imparcial? por qual motivo mesmo o Mano não convocou o Arouca?! Motherfuck!
Wilson Pires