quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Carta a Mano Menezes


Prezado Mano Menezes,

aqui quem é escreve é um admirador de seu trabalho, gostei muito de ver a renovação que você trouxe para a nossa seleção. Depois da Copa com aquele treinador que já não agradava quando jogador, você nos mostrou o caminho da vitória com os jovens de sucesso. Mas hoje quero tratar de outro assunto.


Calma, Mano, não deixe de ler minha mensagem agora. Não, eu não vou falar do nível técnico dessas seleções, porque para isso eu precisaria conhecê-las. Não, eu não vou dizer que tudo conspira para sua incrível série de 5 vitórias consecutivas. É que fiquei sabendo de dois amistosos na data FIFA de novembro contra Gabão e Egito.


Deu até vontade de rir quando li, Mano, você acredita que de primeira entendi que a seleção se reuniria para jogar Gabão no Egito. É que confundi com aquele jogo de tabuleiro que nunca aprendi direito e que o nome é parecido, Gamão. Gabão é uma seleção africana cujo maior feito é não ter nenhum grande feito. E o Egito é o adversário prometido desde o meio do ano e que finalmente será pegará o Brasil!

Mano, eu só estou te escrevendo para te fazer um alerta contra críticas! É que o calendário nacional do Campeonato Brasileiro está atrapalhando o desenvolvimento da nossa seleção. Você acredita que 10 e 14 de novembro, apesar de serem datas oficiais da Fifa para nossa seleção, tem a 34ª rodada no meio desses jogos, fora a 35ª que vem logo depois... Tem ainda esse povo traumatizado com a história do avião fretado qie não deu muito certo vindo da América Central, você acha que pode ser melhor vindo do continente africano?

Meu treinador, vencemos Argentina, Costa Rica e México. Você mandou bem encontrando boas peças para seu grupo como Jéfferson, Lucas, Dedé... Fora as novas opções para a lateral, aqueles meninos que jogam em Portugal e Alemanha que você convocou. Eu até não consegui decifrar seus planos, se formar um time olímpico ou mesmo para 2013/2014 mas reitero aqui que você tem meu apoio!

Mas você sabe como são os críticos, né?! Estão esperando uma brecha sua para poderem descer a lenha. Não dê esse gostinho para eles, não seja bobo, não convoque ninguém que joga no Brasil e assim esses caras não terão o que falar de você! Temos bons jogadores aqui no Campeonato nacional mas temos tantos valores lá fora! Sei que você nem precisa, mas se quiser ajuda, tenho uns amigos que assistem futebol internacional e podem te indicar alguns nomes para substituir aqueles que jogam no Brasil, mas Mano, não vamos dar a imprensa o que ela gosta!

A nossa seleção é maior que tudo, um bem para o país e os torcedores de Corinthians, Vasco, Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Inter, Atlético-MG e a imprensa não podem mudar o óbvio. Se eles querem fogo, jogue água, não convoque ninguém desses times e mostre a sua força e a de nossa seleção sem esses "nacionais".

Ah, e depois que tudo passar, se tiver um tempo, jogue uma carta sem assinar para o seu patrão com os seguintes dizeres: "vamos parar o campeonato quando a seleção jogar", foi num bilhetinho assim que conquistei uma namorada! Funcionou com ela, vai que cola!!


Com carinho,
João Brasileiro Silva, torcedor que nem torce para para os times que estão brigando pela ponta da tabela da série A e só gosta mesmo é de ver a seleção canarinho jogando.

Um comentário:

Moraes disse...

Uma aula de como ensinar um mané a não estragar a festa que realmente importa ao torcedor.

Ótimo texto, Melido, e bem vindo de volta !