quinta-feira, 8 de setembro de 2011

I Cinque Grandi e due piccoli - A Juventus de Turim


            Iniciando a série sobre os cinco grandes da Lega Calcio e dois pequenos, a maior campeã da bota com 27 títulos oficiais e dois cassados, "La Vecchia Signora", a Juventus de Turim.


          Para a temporada 2011/2012, a Juve mudou tudo. De novo. Com o sétimo lugar da temporada passada e, consequentemente, a ausência em competições europeias, somado ao investimento na construção de seu novíssimo e moderno estádio, era de se imaginar que a movimentação de mercado bianconera seria baixa. Na verdade, as coisas são meio estranhas sob o comando de Andrea Agnelli. Para o comando técnico, no lugar de Luigi Del Neri, foi contratado Antonio Conte, jogador da época de conquistas da Juventus. E Conte pretende implantar um sitema tático improvável na Itália, e, por lógico, precisava de peças para montá-lo.


         Assim, a Juventus partiu para o calciomercato sonhando alto, e gastando também. As contratações da Juve você pode ficar sabendo ouvindo a série "Canelacast - Janela de Transferências". Só para fazer um destaque, vestirão a camisa da Velha Senhora Andrea Pirlo, Eljero Elia, Vucinic, Estigarribia e Arturo Vidal. Além das boas peças que já estavam lá na temporada passada, como Matri, Krasic, Marchisio e o eterno Del Piero. O jovem técnico Antonio Conte se propõe a postar a Juventus em um ousado 4-2-4, dessa forma:
       A diversão será ver o jovem ponta holandês Elia disputando espaço e corrida com os excessivamente defensivos laterais na Serie A. Aos papéis, caberá a Pirlo o papel de Maestro do time, criando jogadas e dando passes em profundidade como fazia no Milan. Os Wingers, Elia e Krasic terão a função de dar a profundidade nas jogadas que Conte deseja, além de obrigatoriamente terem de voltar e recompor o meio campo. Na frente, Matri e provavelmente Vucinic terão de fazer o que se espera de atacantes de referência: gols.

      O grande problema da Juventus poderá ser a defesa. Não deu tempo para que um zagueiro de alto nível fosse contratado para jogar ao lado de Chiellini. O novato Sorensen teve algumas boas atuações na pré-temporada, mas não é de se confiar tanto assim. Ainda, Barzagli, o mais cotado para titularidade, e Bonucci estão a disposição de Conte para a vaga ao lado de Chiellini na zaga central. 


      As pretensões da Juventus vão depender de como os jogadores irão assimilar os pedidos do técnico Conte e seu esquema para lá de ofensivo. Se as coisas encaixarem, é bem provável que "La Vecchia Signora" esteja na UCL 2012/2013, ocupando a segunda posição no campeonato italiano.


      Aliás, a inauguração do lindíssimo estádio da Juventus foi hoje, com uma festa de dar inveja. Homenagens aos ídolos do passado, do presente e ao Alessandro Del Piero. O "juventus Stadium", que deve ter seu naming rights negociado, custou aos cofres bianconeri a bagatela de R$ 280 milhões e tem capacidade, e conforto, para 41 mil torcedores. Que seja uma tendência para o futebol italiano, e que o exemplo Juventino seja seguido por todos.

Nenhum comentário: