segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Milan vence em San Siro com boa atuação de Pato


            Não pude assistir ao jogo todo. A não ser que os últimos 5 minutos de partida possam ser considerados. Vendo e revendo os lances, em todos os sites possíveis, pude arrumar as idéias sobre essa vitória tão importante. O placar ( Milan 3 X 0 Napoli) conta apenas metade da história, pois o time de Milão não ameaçou a bem postada defesa napolitana. O pênalti marcado logo aos 47 minutos de partida não foi pênalti de verdade, foi um erro do juizão Gianluca Rocchi. Alexandre Pato finalmente voltou a se mostrar um jogador extraordinário e K.P. Boateng deixou bem claro, com um gol e atuação convincente, que é uma peça muito importante para que este Milan funcione.


           Massimiliano Allegri acrescentou ainda mais emoção ao jogo (além de Berlusconi que, momentaneamente se esqueceu que é Primeiro Ministro, e soltou a pérola "Hoje, Milan vencerá o Sul") quando pôs em campo Jankulovski na lateral esquerda e Flamini-Van Bommel-Gattuso como volantes. Mas, felizmente, esse foi um dia em que tudo deu certo, a partir do segundo tempo. O Napoli, contando com seu time titular, Cavani e Mascara no ataque, Maggio na ala direita e Hamsik na ligação, foi ofensivamente nulo na primeira parte. Quem pecava, e muito, por falta de objetividade era o ataque do Milan, que contava com Ibra e Pato, tendo Robinho no papel de Trequartista.


          Tudo mudou quando o pênalti (inexistente) foi marcado, e convertido por Ibra, e Allegri fez substituições vitais, como Boateng no lugar de Robinho, aos 63 minutos e Emanuelson no lugar de Jankulovski(que, pasmem, até jogou bem) aos 72 minutos de jogo. O Napoli se encolheu mais ainda, abdicando de sua força ofensiva, graças também a atuações ótimas de T. Silva e Nesta (que cortou o cabelo, que legal !) na zaga central. Alexandre Pato, que agora está mostrando as penas para a filah de Silvio Berlusconi, aumentou seu ritmo de jogo e, aos 77 minutos, abriu o jogo pela esquerda, entrou na área de De Sanctis e tocou para trás. o "Prince" Boateng, carinhosamente chamado de "Treno senza freno" em Milanello, recebeu na pequena área e tocou de primeira para as redes.


       O Papero rossonero mostrou que o namoro está fazendo lhe fazendo bem. Dois minutos depois do gol de Boateng, em outra arrancada, Pato chegou na meia lua, marcado por dois zagueiros do Napoli e ao invés de fazer o lógico, que era passar a bola para Ibrahimovic, que escapava pelo lado esquerdo, preferiu arriscar o chute. Resultado ? Um gol lindíssimo para seu DVD e vantagem ampliada. A equipe napolitana, que já era irreconhecível dese o começo da peleja, desabou naquele momento.

       Com essa vitória, o Milan (58 pontos) amplia a vantagem sobre o Napoli para 6 pontos e vê a Internazionale, treinada por Leonardo, chegar a vice-liderança, após a vitória sobre a Sampdoria, com 53 pontos. A Juventus, probra velha senhora, está provando que ficou ranheta e perdeu mais uma. Dessa vez, a equipe do Bologna, com dois gols de Marco Di Vaio, venceu a equipe de Turim, que ocupa agora a 7ª posição.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Procura-se inteligência nos Clubes Brasileiros. Vale recompensa


           E em mais um dia do ano de 2011, mais um dia que se aproxima da renegociação da transmissão do Campeonato Brasileiro do triênio 2012/13/14, os clubes dessa terra brasilis dão mais uma demonstração da falta de independência da CBF e da Rede Globo. Claro que eles têm amparo legal para negociar direitos de transmissão individualmente, mas é muita imbecilidade achar que vão valorizar o Futebol brasileiro dessa maneira.

          Resumo legal rápido: a Lei Pelé (Lei nº 9615/98, entende ?) garante, em seu artigo 42, que pertence as entidades de prática desportiva (Leia-se Clubes) o direito de negociar, autorizar e proibir a transmissão ou retransmissão de eventos desportivos que participem. A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XXVII, alínea "a" compara o evento desportivo ao Direito autoral, que, em sua Lei 9610/98, mais especificamente no artigo 32, trata de obras feitas em co-autoria (onde há mais de um autor) e que não possam ser divididas, como uma partida de Futebol.

       E daí ? Daí que vai ser o seguinte: os clubes que forem dissidentes do Clube dos 13 (até o momento, o Corínthians, Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, e podem chegar a 10 clubes) entregarão o direito de transmissão de seus jogos para a Rede Globo. O Clube dos 13, e seus remanescentes, farão uma "Licitação às avessas", um Leilão mesmo, pelo direito de transmissão de seus associados. Parece simples, certo ? O grande problema reside no caso dos confrontos entre times "Dissidentes" e times "do Clube dos 13".


     Como visto, o mesmo artigo que garante o direito de negociar a transmissão aos clubes, também garante o direito de PROIBIR a transmissão. Assim, se nos contratos de transmissão de ambos os grupos houver essa proibição, poderemos ter dois Campeonatos distintos: entre os clubes da Rede Globo, transmitidos apenas por ela, e os times do Clube dos 13, transmitidos apenas por quem levar o leilão. Essa merda toda vai se desenhando, sendo apoiada por torcedores que, além de ingênuos, são na minha opinião, alienados por completo.

   O exemplo claro de que esse modelo não pode dar certo, e que o futebol nacional vai virar latifúndio Sul/Sudeste vem da Espanha. Lá a negociação é individual, e todos nós sabemos que La Liga mesmo só existe para Barcelona e Real Madrid. O contraponto é a Premier League, onde a negociação é feita pela liga dos clubes com as redes de televisão, e é atualmente a Liga mais rica e lucrativa do futebol mundial.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Chelsea vence Copenhagen, Real Madrid empata com Lyon.


           THE CHAAAAAAAMMMMMPIOOOOOONNNS ! Agora vamos falar de futebol de verdade.


  • O. Lyon 1 X 1 Real Madrid
          Pelo pouco que vi do jogo, e do que li, os Blancos foram dominados durante todo o primeiro tempo da partida, mesmo tendo em campo quase todas as suas estrelas, exceção feita a Kaká. Não é de surpreender pois, na última temporada, os clubes se encotraram na mesma fase e no estádio do Lyon, O Gerland, o Real Madrid foi derrotado pelo placar mínimo. Destaques no lado francês foram o meia-DIREITO Michel Bastos (Porra, Dunga !), o meia de criação Gourcuff e o atacante Gomis.


         Na segunda etapa, o time Merengue voltou mais ligado, com sua estrela maior em campo, C. Ronaldo, mais participativo. Entretanto, quem fez a diferença foi Karin Benzema. O avante ex-Lyon entrou no lugar do cansado Adebayor e com menos de um minuto em campo abriu o placar. O Real vencia o Lyon e tinha o jogo nas mãos, podendo ampliar o placar. O Lyon só ameaçava em cobranças de falta e escanteios. 


        Numa falta, cobrada por Gourcuff, a meia distância, a bola desviou na barreira, foi para o meio da área merengue. O zagueiro brasileiro, e capitão, Cris desviou de cabeça e Gomis, em posição regular (providencialmente dada por Sérgio Ramos), chapou de pé direito e empatou a peleja. Agora, o jogo de volta, no Santiago Bernabéu, será dia 16 de março, e bastaria aos franceses uma vitória simples para seguirem, eliminando os Blancos da competição nas Oitavas de finais, repetindo o que acontece há 6 temporadas. Mas, como afirmou @lbertozzi, alguém acredita em José Mourinho desclassificado em casa ?

  • Copenhagen 0 X 2 Chelsea




          Não vi esse jogo todo, então num tenho muito mais a dizer do que os outros sites de notícias. Mas, pelo que assisti, foi um jogo muito bom para Fernando Torres, que não marcou ainda pelos Blues, muito melhor ainda para  Anelka, que marcou os dois gols da vitória do time de Stamford Bridge, seigualando a Samuel Eto'o na artilharia da Competição (com C maiúsculo mesmo). 


        Era o jogo mais baba de todas as oitavas, mas o Chelsea poderia ter feito pelo menos mais um golzinho, tornando praticamente impossível para o pequeno Copenhagen reverter essa situação em campos ingleses. O time de Don Carlo Ancelotti segue em busca do título da UCL, uma ambição de seu acionista majoritário, Roman "Mobster" Abramovich. 


        Uma das grandes sacadas de Don Carletto foi a mudança do esquema de jogo. Do antigo 4-3-3 , com Malouda e Anelka nas pontas e Drogba no comando do ataque, o técnico italiano, após a contratação de Fernando "El niño" Torres, alterou para um 4-3-1-2, com Lampard, Essien e Ramires jogando de volantes, Malouda na ligação e Torres-Anelka/Drogba no ataque. O francês Malouda vem jogando muitíssimo bem como "trequartista", surpreendendo muito. E Ramires cada vez mais tem atuações perfeitas, ligando contra-ataques e marcando bem.

       O jogo de volta acontecerá em Stamford Bridge no dia 16 de março.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CBF reconhece Ricardo Teixeira como Todo Poderoso. Deus Recorre.


            Siiiiiiiiiiimmmmm ! Ele de novo ! o Todo poderoso do futebol nacional (em 2015, pode ser do Mundial) resolveu, após reunião com a Presidenta do Flamengo, Patrícia "boca torta" Amorim, reconhecer o título conquistado em 1987 pelo Rubro Negro Carioca que, agora,  pode se dizer Hexacampeão nacional. Essa foi a notícia do Globo Esporte. Agora, vamos a verdade dos fatos por quê, afinal, notícia pela metade é foda.


             O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), organismo liga do Ministério da Justiça que controla e rege a livre concorrência corporativa, acabou com a farra da Rede Globo e seu contrato eterno de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. Esse malfadado contrato era renovado, independemente se alguma concorrente (Leia-se Rede Record ou SBT) oferecesse o dobro do valor que os Marinho's viessem a propor. O que muda ? bem, agora o Clube dos 13 (Liga dos clubes que negociam o direito de transmissão) fará algo como um concurso em que o vencedor, nas categorias TV Aberta, TV Fechada, Internet e Celular, leva o direito de transmitir o Campeonato Brasileiro organizado pela CBF.


          E  o que diabos o reconhecimento de mais um título nacional (Acho que o vigésimo só esse ano) tem a ver com isso ? Oras, é uma manobra política para conseguir apoio do clube mais rentável do país, que se juntaria ao Corínthians, para um "golpe de Estado", rachando o cCube dos 13 e levando os jogos dos clubes de maior torcida para a Rede Globo, sem qualquer concurso ou discussão.


        Se você é torcedor ingênuo, comemore. Mas, se você realmente entende de futebol, faça-me o favor de ficar quieto. O Flamengo SEMPRE foi campeão nacional de 1987, assim como Sport. A CBF mesmo abriu precedente, ao reconhecer os títulos do Robertão e da Taça Brasil, da possibilidade da existência de dois Campeões Brasileiro em um ano apenas. Agora, qual torcedor do Flamengo precisava de uma canetada Mont Blanc do Sr. Ricardo Terra Teixeira para se sentir Hexacampeão de fato e de direito ?

Nota dos Editores


            Sim, sabemos. Foi mais de um mês de abandono. Não, não temos motivos comoventes, ninguém da equipe estava no Egito, ninguém se casou e, que eu saiba, ninguém morreu. As atualizações devem ser mais constantes daqui por diante, mas algumas mudanças se fazem muito necessárias:

ôh, sâco.
  • Os post serão menores. Menos textos significam menos trabalho, não menos informação. A idéia é que os posts tenham, no máximo, 4 parágrafos curtos, separados pelo maior número de imagens possível
  • Os assuntos não serão, necessariamente, um ou alguns jogos específicos. Aspectos gerais, curiosidades e notas também podem aparecer, sem, necessariamente, estarem ligadas à jogos que aconteceram durante a semana.
  • Não temos a menor pretensão de sermos imparciais nas análises. Tendenciosos sim, por que não apoiamos a CBF, o Clube dos 13, a FEERJ, a FIFA, a Unimed, a Golden Cross, o Google, a União ou qualquer outra empresa de grande porte. A informação tende a ser favorável ao esclarecimento do torcedor, mesmo que para isso tenhamos que usar maçarico e fórceps, para abrir a mente deles.

         Dito isso, essa baderna voltará a funcionar em breve, podem aguardar. Mais ágil do que uma tartaruga, e mais ácido do que suco de limão galego.