quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O título mundial do Santos e seu malefícios


ATENÇÃO !!! 
Este texto é uma opinião pessoal de Rodrigo Moraes Bastos. O blog MdC, e sua equipe, não se responsabilizam pelos ataques de pelancas, pitis e/ou qualquer outra reação exagerada causada pela acefalia de alguns torcedores analfabetos. Obrigado.

           Neste domingo, dia 18 de dezembro de 2011, deve ocorrer a tão especulada e esperada final do Mundial Interclubes da FIFA, entre o Santos Futebol Clube e o Futbol Club Barcelona. A imprensa brasileira já trata o Santos como o "Brasil no Mundial" e manda você, torcedor de qualquer clube apoiar os atletas do Peixe simplesmente por eles serem... brasileiros. Assim como faz em todo esporte, e funciona, pois brasileiro não gosta de esporte, gosta mesmo de ganhar.


             Depois de tanto "gré-gré pra dizer Gregório", vem o que importa: Um título santista nesse Mundial será prejudicial a todos no Futebol. Não é que se deva torcer para uma derrota Santista a todo custo, mas deve-se analisar qual seria a importância de uma conquista do clube praiano e a dimensão que a ela seria dada pela parte ufanista da imprensa brasileira. Sim, Empresas da Globo e Globosat, estamos falando de vocês.

            A partida está sendo encarada como um tira-teima entre Lionel Messi, atual detentor do título apesar de não ser deste mundo, e Neymar, um gênio e craque de bola, indubitavelmente, para saber quem é o melhor do mundo de fato. Sim, para nada mais. Já foi comentado a relativa importância que se dá a este torneio pelos clubes europeus, o que deveria ser feito pelos sulamericanos. Não apenas por ser uma postura da Europa, sem essa lenga-lenga, mas sim porque os torneios nacionais e continentais que deveriam ser mais valorizados.

           Caso haja vitória e título do Santos, o ufanismo brasileiro fará com que uma temporada PERFEITA dos comandados de Pep Guardiola seja simplesmente enterrada, por conta de uma partida, de um título vazio. O torcedor comum, aquele que só sabe o que está nos portais esportivos e no informativo esportivo tacanho, sem visão de mundo, vai achar que Lionel Messi é apenas embuste, e que Neymar Jr. é o melhor do mundo. Vai ser assim, apesar de, por exemplo, Adriano Gabiru, que fez o gol do título do Internacional, não ter sido considerado Melhor do Mundo e, mais, melhor do que o decadente Ronaldinho Gaúcho à época.

       Outro motivo se chama Muricy Ramalho. Em um post anterior, o perfil do técnico santista foi comparado ao de José Mourinho. Para fazer o favor de mostrar o quão arrogante ele pode ser, a declaração de que à Pep Guardiola falta um título no Brasil para ser considerado grande técnico se fez prova cabal. Ramalho, técnico que adora uma defesa bem montada, pode ser pego de calças nas mãos pela fraquíssima defesa santista. Agora, se vencer, "insuportável" seria pouco.

             A partida entre Real e Barcelona, no final de semana passado, foi épica por conta da adaptabilidade (perdoem o Titês) dos atletas blaugrana a qualquer situação. Atuar em um inédito 4-4-1-1 para se livrar do encaixotamento promovido por Mourinho é prova de que uma partida é mais do que suficiente para se ter certeza de quem é o melhor time do mundo atualmente, e deve entrar para a história como um dos melhores.

             A verdade é que tudo vai depender da vontade do Barcelona, e seus atletas, de vencer esse "mundialito", como eles se referem a esse troféu. Vitória catalã significa enterrar todo essa bravata de melhor do mundo e blá blá blá.Uma vitória santista irá tornar todo futebol mundial em uma simples frase "O melhor time do mundo é o Santos", e todos os seus malefícios que a imprensa ufanista brasileira trará.           

Nenhum comentário: