segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Milan encara os Gunners nas oitavas da UCL.

            O sorteio das partidas que acontecerão na fase oitavas de final da UCL 2011/21012 aconteceu em um data para lá de especial. No dia 16/12 deste ano, o AC Milan completou exatos 112 anos de uma história recheada de títulos e desgraças. Um clube que contou com uma equipe histórica, que será lembrada, ao lado da Holanda de 1974 e do Brasil de 1970, como um dos melhores times de futebol da modernidade. O Milan de Arrigo Sacchi, do trio holandês Rijkaard-Gullit-Basten, que tinha Paolo Maldini, Carlo Ancelotti, Mauro Tassoti, Roberto Donadoni, Daniele Massaro e, principalmente, Franco Baresi como espinha dorsal de um 4-4-2 revolucionário, bicampeão da Copa dos Campeões, feito ainda não igualado até o presente momento. 

          Pos bem, após o momento nostalgia. a realidade. Novamente o Milan terá um clube inglês no primeiro confronto eliminatório da Champions League. Assim como aconteceu em 2007/2008, temporada em que o título era defendido, o rossonero enfrentará os gunners, de Wenger e do Alcysio. Daqueles jogos fatídicos (empate sem gols no Emirates Stadium e uma derrota por 0 X 2 em pleno San Siro), os autores dos gols do time londrino não envergam mais a camisa do canhãozinho de Londres (Adebayor, agora no Tottenham, e Fabregas, o capitão que largou o barco para não afundar sua carreira).

        Vale lembrar que na temporada 2008/2009, a última do capitão Maldini e de Kaká, o Milan não jogou UCL. Em 2009/2010, quando o jogador mais talentoso no plantel era Ronaldinho Gaúcho e o técnico era il traditore Leonardo, a eliminação foi decretada pelo Manchester Utd. Na temporada passada, foi a vez do Tottenham Hotspurs despachar il diavolo, também nas oitavas de final. Os enfretamentos com ingleses não trazem boas lembranças aos torcedores do lado vermelho de Milão. Mas a lição deve ser aprendida, e posta em prática neste temporada.

        Com todo respeito ao meu sócio @alcysio, o Arsenal é um ótimo adversário para um ressurgimento no cenário europeu. De acordo com as minhas análises nada parciais, o time de Londres depende de Robin Van Persie que, ao lado do Pato e do Robben, formam o ataque titular do time da enfermaria. Ainda, no gol, o impronunciável arqueiro Szczesny é dos melhores em atividade na EPL, ao lado de Joe Hart, do Man. City. Todavia, se o arqueiro gunner-polonês não puder jogar, seu reserva, Manuel Almunia consegue ser pior do que um saco de batata palha murcha, e mole.

       Pelo lado do Milan, as coisas estão um pouco melhores do que na temporada passada. Mas bem pouco. Atual detentor do Scudetto, e com a base vitoriosa mantida, os acréscimos de Nocerino e...e... Nocerino?! ao elenco foi muito bem vindo. A lateral esquerda ainda preocupa, pois o nigeriano Taiwo tem a mesma eficiência defensiva que o André Santos (uma arma secreta do Milan, mas que não retornará aos campos até março) e o revezamento Luca Antonini e Corpse Zambrotta não é animador. Principalmente com a possibilidade de Theo Walcott transformar aquele pedaço do campo em seu feudo.

       A zaga ainda conta com Thiago Silva e, provavelmente, Nesta. A alternativa Tevez para o ataque, se vier, não poderá atuar na CL, ao contrário de Mexi "la barbie" Lopez, também cogitado como contratação da janela de inverno. O grande problema é que as principais estrelas do time atravessam uma fase de doer. Ibrahimovic é o maior FAIL na história da Champions League, e isso é fato. Robinho não tem repetido suas boas atuações e Alexandre Pato precisar impor limites em Barbara Bersluconi, pois suas performances em campo demonstram um cansaço que só a loirinha filha de Silvio "il cavaliere" Berlusconi pode explicar.

        Como todo bom torcedor, acredito em passagem as quartas de final, com bastante sofrimento. Como crítico do futebol inglês, torço também por isso. O momento é bom, e o adversário, apesar de uma fase boa, tem defeitos que podem ser explorados ao máximo, e Massimiliano Allegri sabe disso.

         Enquanto isso, na sala da injustiça. A Internazionale foi presenteada com um adversário que pouco diz sobre a que veio nessa Champions League. Os nerazzurri enfrentarão o fortíssimo (NOT!) Olympique de Marseille. O Napoli terá o Chelsea, de André Villas Boas, pela frente. A pergunta permanece no ar: Por que a Inter é tão sortuda?

Nenhum comentário: