sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Três a dois para a Itália.

             O MINISTÉRIO DO POLITICAMENTE CORRETO ADVERTE
          Esse texto tem níveis elevadíssimos de revanchismo, sarcasmo e ironia, direcionados principalmente  para aqueles que não gostam do Calcio. Portanto, sintam-se livres para lutar pelo título da Europa League, ingleses.

         A temporada 2010/2011 foi a última na qual a Serie A teve direito a quatro vagas para a Champions League. A notável queda de rendimento dos times italianos nas competições continentais (a Inter 09/10 tinha Mourinho e Eto'o, por isso, não conta), principalmente no que se trata de Europa League, tratada como estorvo pelos times da península derrubou o coeficiente italiano, que foi ultrapassado pela Bundesliga, que agora pode enviar quatro representantes para a UCL da próxima temporada.

         Os escolhidos italianos nessa derradeira temporada foram o campeão Milan (nunca é demais frisar), o Napoli, ou CavaNapoli, a Internazionale (mesmo com Benitez atrapalhando bastante) e a Udinese, que teve a pré-fase de grupos pela frente e não conseguiu passar pelo Arsenal. Dessa forma, a Inglaterra teve seus quatro representantes confirmados na fase de grupos e a Itália, apenas três. As teorias da decadência do Calcio ficavam mais fortes e eu, honestamente, dou razão a algumas delas.

          Os jogos da Serie A são arrastados, os times pouco ousados, o material humano não é lá grandes coisas e os estádios estão cada vez mais vazios. Escândalos de combinação de resultados por máfias de apostas envolvendo dirigentes, jogadores, árbitros. Um Scudetto 2005/2006 manchado que é disputado por Juventus (digna e real vencedora) e Internazionale (novamente privilegiada e protegida pelos detentores do poder). A Itália, e seu futebol, são uma bagunça sem fim e mesmo o retorno de Silvio Berlusconi a cadeira da Presidência do Milan, mostra o quão controvertido é o cenário futebolístico na península.
Sim, Hamsik, todos curtem seu bigode.
            Mas a UCL 2011/2012 chegou para mostrar que, quando necessário, os times italianos mostram que podem ser competitivos, no mesmo nível que ingleses e alemães. A começar pelo surpreendente Napoli. A equipe de Walter Mazzarri entrou no aclamado "Grupo da Morte", ao lado de Bayern, Manchester City e Villarreal. É lógico que a equipe napolitana foi logo rotulada como terceira força do grupo. Mas a torcida no Estádio San Paolo empurrou Cavani, Hamsik, Lavezzi e cia o suficiente para que i partenopei pudessem garantir a vaga para as oitavas de final da UCL na última partida, com uma vitória sobre a baba espanhola do Villarreal. Enquanto isso, em Manchester, os citizens, mesmo vencendo o Bayern, diziam "Hello, UEL.".

            A Internazionale proporcionou alegrias a todas as pessoas de Milão. Logo na primeira rodada, perderam no San Siro (que eles gostam de chamar pelo nome do estádio mesmo) para o ilustríssimo Trabzonspor, da Turquia, ainda sob o comando de Gasperini. Após 3 vitórias seguidas, já com Claudio Ranieri no banco de reservas, i nerazzurri empataram com os turcos, gerando mais uns momentos de felicidade em Milanello. O time de Appiano Gentile se classificou em primeirono seu grupo, mas ainda perdeu outro jogo, na última rodada, para o CSKA, por um placar que garantiu a classificação dos russos.
Malefícios de ter Robinho no time.
               No que diz respeito ao Milan, como esperado, se classificou em segundo lugar, com uma rodada de antecedência, atrás apenas do atual campeão e favorito até em jogo de purrinha, Barcelona. É lógico que i rossoneri também deram seus vexames, empatando com times do calibre do BATE Borisov e Plzen. Mas a única derrota foi a mais previsível de todas.

               Não se pode afirmar que é o renascimento do Calcio, ou que a Itália já está melhor do que a Inglaterra, é lógico. Todavia, é um marco a se comentar. Com as eliminações dos times de Manchester, restou para os ingleses torcerem por Arsenal e Chelsea. Ambos já chegaram à finais de UCL, mas nunca ganharam esse título. Enquanto isso, Milan e Internazionale somam 10 títulos, e sempre são vistos como forças. Quanto ao Napoli, Mazzarri concentra suas melhores peças na competição internacional, em detrimento da Serie A. O resultado pode ser interessante. Mas os dois representantes espanhóis são favoritíssimos ao título.

Nenhum comentário: