O MINISTÉRIO DO POLITICAMENTE CORRETO ADVERTE
Esse texto tem níveis elevadíssimos de revanchismo, sarcasmo e ironia, direcionados principalmente para aqueles que não gostam do Calcio. Portanto, sintam-se livres para lutar pelo título da Europa League, ingleses.
A temporada 2010/2011 foi a última na qual a Serie A teve direito a quatro vagas para a Champions League. A notável queda de rendimento dos times italianos nas competições continentais (a Inter 09/10 tinha Mourinho e Eto'o, por isso, não conta), principalmente no que se trata de Europa League, tratada como estorvo pelos times da península derrubou o coeficiente italiano, que foi ultrapassado pela Bundesliga, que agora pode enviar quatro representantes para a UCL da próxima temporada.
Os escolhidos italianos nessa derradeira temporada foram o campeão Milan (nunca é demais frisar), o Napoli, ou CavaNapoli, a Internazionale (mesmo com Benitez atrapalhando bastante) e a Udinese, que teve a pré-fase de grupos pela frente e não conseguiu passar pelo Arsenal. Dessa forma, a Inglaterra teve seus quatro representantes confirmados na fase de grupos e a Itália, apenas três. As teorias da decadência do Calcio ficavam mais fortes e eu, honestamente, dou razão a algumas delas.
Os jogos da Serie A são arrastados, os times pouco ousados, o material humano não é lá grandes coisas e os estádios estão cada vez mais vazios. Escândalos de combinação de resultados por máfias de apostas envolvendo dirigentes, jogadores, árbitros. Um Scudetto 2005/2006 manchado que é disputado por Juventus (digna e real vencedora) e Internazionale (novamente privilegiada e protegida pelos detentores do poder). A Itália, e seu futebol, são uma bagunça sem fim e mesmo o retorno de Silvio Berlusconi a cadeira da Presidência do Milan, mostra o quão controvertido é o cenário futebolístico na península.
Sim, Hamsik, todos curtem seu bigode. |
Mas a UCL 2011/2012 chegou para mostrar que, quando necessário, os times italianos mostram que podem ser competitivos, no mesmo nível que ingleses e alemães. A começar pelo surpreendente Napoli. A equipe de Walter Mazzarri entrou no aclamado "Grupo da Morte", ao lado de Bayern, Manchester City e Villarreal. É lógico que a equipe napolitana foi logo rotulada como terceira força do grupo. Mas a torcida no Estádio San Paolo empurrou Cavani, Hamsik, Lavezzi e cia o suficiente para que i partenopei pudessem garantir a vaga para as oitavas de final da UCL na última partida, com uma vitória sobre a baba espanhola do Villarreal. Enquanto isso, em Manchester, os citizens, mesmo vencendo o Bayern, diziam "Hello, UEL.".
A Internazionale proporcionou alegrias a todas as pessoas de Milão. Logo na primeira rodada, perderam no San Siro (que eles gostam de chamar pelo nome do estádio mesmo) para o ilustríssimo Trabzonspor, da Turquia, ainda sob o comando de Gasperini. Após 3 vitórias seguidas, já com Claudio Ranieri no banco de reservas, i nerazzurri empataram com os turcos, gerando mais uns momentos de felicidade em Milanello. O time de Appiano Gentile se classificou em primeirono seu grupo, mas ainda perdeu outro jogo, na última rodada, para o CSKA, por um placar que garantiu a classificação dos russos.
Malefícios de ter Robinho no time. |
No que diz respeito ao Milan, como esperado, se classificou em segundo lugar, com uma rodada de antecedência, atrás apenas do atual campeão e favorito até em jogo de purrinha, Barcelona. É lógico que i rossoneri também deram seus vexames, empatando com times do calibre do BATE Borisov e Plzen. Mas a única derrota foi a mais previsível de todas.
Não se pode afirmar que é o renascimento do Calcio, ou que a Itália já está melhor do que a Inglaterra, é lógico. Todavia, é um marco a se comentar. Com as eliminações dos times de Manchester, restou para os ingleses torcerem por Arsenal e Chelsea. Ambos já chegaram à finais de UCL, mas nunca ganharam esse título. Enquanto isso, Milan e Internazionale somam 10 títulos, e sempre são vistos como forças. Quanto ao Napoli, Mazzarri concentra suas melhores peças na competição internacional, em detrimento da Serie A. O resultado pode ser interessante. Mas os dois representantes espanhóis são favoritíssimos ao título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário