sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A coroa roubada do Príncipe


          A CAF (Confederation of African Football), presidida pelo ilibadíssimo (NOT!) Issa Hayatou, anunciou hoje os vencedores do CAF Awards, prêmio dado aos melhores jogadores africanos em atividade no futebol. A cerimônia aconteceu no Banquet Hall (sugestivo, não), em Accra. Tudo muito legal, muito bonito com danças, comidas, bebidas, propinas e alguma coisa de futebol.

       O que surpreendeu, na verdade, foram os finalistas para o principal prêmio da noite, o mais importante de todos, o " 2011- Player of the Year". A lista contava com Seydou Keitá, do Barcelona, Andre Ayew, atacante do Olympique de Marseille, e Yayá Touré, meia do Manchester City. Sentiu a falta de alguém? é, eu também.

       O vencedor do prêmio foi Yayá Touré, que teve um bom ano jogando pelos Citizens, marcando, inclusive, o gol do título da  FA Cup, primeiro título do Manchester City após virar um time das arábias. Parabéns ao marfinense.

        Entretanto, essa premiação teve um cheiro de retaliação ao, de fato, melhor jogador africano em atividade no mundo: Prince Boateng. Não se deixe enganar, pois o irmão dele, Jerome Boateng, é que tem cidadania alemã, defendendo a tricampeã mundial, inclusive, contra a seleção de Gana, do Prince, no Mundial da África do Sul. 

        O provável motivo desta retaliação teria sido a aposentadoria de Kevin Prince Boateng da seleção nacional de Gana. Afirmando que não poderia conciliar atuações em alto nível, tanto pela sua seleção nacional quanto pelo clube que defende, o Milan, Prince enviou uma carta pedindo dispensa da Seleção, optando pela defesa da camisa rossonera. Isso aconteceu em novembro deste ano.

        Não se discute a qualidade técnica de Yayá Touré, pois o mesmo é titular em sua equipe. Mas números e títulos falta por si. Na temporada 2010/2011, sua primeira no Milan, Boateng tornou-se titular absoluto, jogando como trequartista, armando o time. Marcou 3 gols e foi campeão italiano. Já em 2011, em maio, marcou o gol que deu o título da SuperCopa da Itália, contra a Internazionale.

         Na temporada 2011/2012, Prince foi promovido a King de Milanello, quando em partida contra o Lecce, entrou no segundo tempo, marcou uma tripletta que ajudou o time de Milão a virar o jogo. Contra o Barcelona, marcou um dos gols mais lindos da UCL 2011/2012. Já tem 6 gols anotados nessa temporada.

         A coroa foi roubada de Prince, e por motivos políticos. Ainda mais quando o segundo lugar do prêmio, Keitá, jogou em todas as partidas de 2011 até o momento, cerca de 10 minutos.

Nenhum comentário: