sábado, 19 de maio de 2012

Milan 11/12 - Setor por setor - Defesa

       Na terceira parte da análise do Milan temporada 2011/2012, chegamos ao setor que foi motivo de orgulho na temporada anterior, com a conquista do Scudetto. Naquela época, foram apenas 24 gols sofridos em todas as 38 rodadas da Serie A. Entretanto, as lesões, algumas falhas bizonhas e, principalmente, a ausência de T. Silva em alguns jogos fizeram com que em 2011/2012, o número de gols sofridos subissem para inaceitáveis 32.
Philippe Mexes
        A "Paris Hilton" do Milan chegou no começo da temporada para ser, obviamente, o reserva imediato de Alessandro Nesta. O zagueiro francês, por conta das lesões de Nesta, o titular e a companhia mais comum ao lado de T. Silva. Apesar de ter tido sua temporada mais calma, não foi expulso uma única vez, teve lapsos de concentração e falhas em jogos importantes que custaram caro. Atuou em 14 jogos pela Serie A, 4 pela Coppa Italia e mais 6 pela UCL.
Alessandro Nesta
          Como pensar em criticar o melhor zagueiro italiano em atividade naquela temporada ? Muito embora a idade e as lesões tenham atrapalhado bastante sua regular participação nas competições, Nesta mostrou que em momentos decisivos, a elegância e a classe nunca o deixam. Dono de um senso de colocação e antecipação invejáveis, mostrou ao mundo, em duas oportunidades, que Messi pode ser parado sim, pelo zagueiro correto. Jogou em 17 vezes na Serie A, 1 vez na Coppa Italia e 7 partidas pela UCL.
Thiago Silva
      Outro que segue impossível de ser criticado. "Il Diavolo" Silva foi impecável quando em campo, comandando a defesa e ligando diversos contra-ataques com seu passe longo quase sempre preciso. Para a infelicidade dos rossoneri, e por culpa exclusiva de Massimiliano Allegri, perdeu a parte final da temporada, não podendo evitar que as derrotas para Fiorentina e Catania desse espaço para a Juventus retomar a ponta e conquista o título de 2011/2012. Participou em 27 jogos pela Serie A, 2 pela Coppa Italia e 7 pela UCL.
Mario Yepes
      As atuações seguras e a presença física na área, marcantes na temporada 2010/2011, ficaram no passado, assim como sua velocidade. Yépes foi preterido nessa temporada por Mexes e Bonera quando podia jogar, e deixado de lado quando estava lesionado. No final da temporada voltou a jogar e mostrou que ainda pode ser útil em algumas partidas. Jogou 11 partidas na Serie A.
         
        
        Comentário: A defesa foi um problema enorme, muito em conta das lesões de Nesta e Thiago Silva. Claramente havia um abismo técnico enorme entre titulares e reservas. Para a próxima temporada, não haverá Nesta no plantel e os rumores de Thiago Silva no Barcelona só aumentam. É de suma importância que esse novo ciclo milanista tenha como base o camisa 33 rossonero, indubitavelmente o jogador mais importante do time. Yépes renovou por mais uma temporada e, aparentemente, o defensor Acerbi, que jogava no Chievo Verona, deve se juntar ao grupo.

Nenhum comentário: