terça-feira, 22 de maio de 2012

Milan 11/12 - Setor por Setor - Meio campo (parte 1)

                    Eu juro para vocês que está acabando. Por ser esse o setor mais povoado do Milan, achei melhor, e mais didático, separar de maneira direta, sem enrolação. Essa primeira parte vai tratar dos volantes mais defensivos, aqueles de contenção mesmo. Pela quantidade de gols que o time levou na temporada passada, seria até normal dizer que eles não foram muito bem em suas funções. Mas algumas ressalvas devem ser feitas.
Massimo Ambrosini
                        Na temporada que passou, "il capitano" atuou de maneira correta e moderada, dentro do que os seus 35 anos permitiram. Revezando com Mark Van Bommel a função de 1º volante, cabeça-de-área ou o diabo que você queira chamar o vértice mais baixo do losango allegriano, teve uma partida antológica contra o Barcelona em San Siro. Jogou 22 partidas na Serie A, marcando um gol, 2 partidas na Coppa Italia e mais 6 pela UCL.
Mathieu Flamini
               Uma cirurgia no joelho impediu o segundo maior salário do Milan (!!!!!!!!) de atuar por praticamente toda temporada. O francês retornou no fim, quando o Scudetto já parecia perdido e fez 2 partidas pela Serie A, marcando um gol.
Gennaro Gattuso
                      Outro que teve sua temporada praticamente inteira comprometida por conta de problemas nos olhos. Pelo menos tirou ótimas fotos com a cara do Jack Sparrow durante este período. Rino Gattuso retornou praticamente na mesma época que Flamini e participou de 6 partidas. Já anunciou sua saída do Milan, depois de 10 anos no clube.
Sulley Muntari
                     Como não pode faltar em nenhuma temporada, Galliani fez o favor de tirar um encosto da Internazionale e trazer para o Milan. O meio campista ganês chegou logo depois da CAN, para resolver o problema de falta de opções de Allegri no setor, devido ao ataque alucinado das lesões malditas. Dentro de suas limitações, que são muitas, fez o que pode, quebrando umas canelas. Jogou 13 partidas na Serie A, marcando 3 gols, e 1 partida na Coppa Italia.
Mark van Bommel
                     O general. Não há definição melhor para a função de Van Bommel no meio campo milanista. Titular absoluto e indiscutível, mostrou que além de ser um porrador de talento e ser amigo de TODOS os árbitros na Europa, comanda um time muitíssimo bem, e poderia ter feito pelos menos dois gols nessa temporada.Atuou em 25 partidas na Serie A, 2 na Coppa Italia e 6 na UCL. Já anunciou que deixa o Milan para jogar a última temporada de sua carreira no PSV, time que o revelou.

               Comentário: Na volância, as ausências de Gattuso e Flamini foram sentidas durante a temporada, seja pela liderança do primeira, seja pela combatividade de ambos. Para a próxima temporada, sem Gattuso e Van Bommel, Flamini deve continuar, assim como (urgh!) Muntari. Foi contratado Bakaye Traoré, do Nancy, para completar o grupo.

Nenhum comentário: