A vitória sobre a Roma, no último sábado, foi a quarta consecutiva na Serie A. Os três gols marcados fizeram o Milan alcançar a impressionante marca de 14 gols nesses mesmos 4 jogos. Até aí, tudo bem. O ataque, e o meio campo em ações ofensivas, funcionam por música. Boas atuações vem sendo revezadas entre Boateng, Nocerino, Aquilani, com duas assistências nessa vitória, e Ibrahimovic, autor de uma doppietta. Qualquer milanista está satisfeito, também, com as performances de FantAntonio Cassano. Ofensivo, direto e classudo, o barese se destaca com ótimas assistências, mesmo quando fica apagado boa parte do jogo. Infelizmente, Cassano sofreu de um mal misterioso, de ordem neurológica, e está internado na Policlínica Milano. O atacante passa bem e está sereno, afirmou Galliani, mas deve se afasta do Calcio por um bom tempo.
Todavia, Allegri sabe onde terá de trabalhar mais arduamente em seu time. A defesa do Milan é comparável a qualquer linha defensiva encontrada em peladas de domingo de manhã. As falhas individuais vêm se sucedendo e alternando os culpados por gols sofridos, exceção feita a Thiago Silva. A figura que vem a mente logo de cara é de Christian Abbiati. O arqueiro mezzo careca mezzo penado rossonero teve uma temporada 2010/2011 impecável, e, durante a pré-temporada, deu mostras de que continuaria mantendo o alto nível. No entanto, seguidas falhas vem demonstrando que Abbiati anda fazendo ótimo cosplay de Dida. Destaque-se que ele vem melhorado sim, e a vitória sobre a Roma pode ser creditada, em grande parte, a ele.
A lateral esquerda continua uma dor de cabeça. Taiwo foi contratado para ser titular. Ele é forte, tem ótimo passe e apoia muitíssimo bem, mas vem demonstrando deficiências defensivas dignas de envergonhar o André Santos. Assim, Allegri vem revezando entre o nigeriano, Luca Antonini, que agora está contundido, e aquele que não deve ser nomeado, pois só ao pronunciar seu nome, o placar já fica desfavorável. Aliás, no gol de empate da Roma, Burdisso conseguiu fazer o que o Milan deveria ter feito a muito tempo: se livrou do camisa 19, que fingia marcá-lo.
A zaga central está até bem servida, mesmo com as falhas de Nesta no começo da temporada e a presença de Bonera em algumas partidas. Mexès não pode ainda jogar uma partida inteira, pois retorna de seis meses de inatividade. E, para melhorar, a Paris Hilton de Milanello vai ficar mais duas semanas parado, devido a uma cirurgia na mão. Ah, unhas falsas... Mario "Apocalypto" Yépes está lá, sempre disposto a entrar. O colombiano não falha tanto, mas é lento, e isso é perigoso, dependendo dos laterais escalados. Abate é indiscutível dono do lado direito do Milan. É bom defensivamente e apoia muito, apesar de ter frequentado o "Oddo cruzamento camping".
Até o momento foram 14 gols concedidos em 10 rodadas, sendo 9 jogadas. Mais de um gol por partida é demais para quem postula o bicampeonato. Só lembrando que na temporada passada, em toda as 38 rodadas, foram apenas 24 gols sofridos. Atenção, Milan. Um bom time italiano começa por uma defesa sólida.