quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Oh quanto riso, oh quanta alegria - Parte 1

Fonte: Estadão
           Feliz Ano Novo, brasileiros ! Afinal, o ano só começa depois do carnaval, certo? ERRADO ! enquanto todos se preparavam para embarcar para o reino da felicidade e da alegria regada a cerveja, musiquinhas centenárias, ou axé, no reino momesco, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados trabalhou e divulgou, no dia 15 de Fevereiro de 2012 um parecer sobre o Projeto de Lei nº 2330 de 2011, tendo como relator o ilibado Deputado Vicente Cândido (PT-SP), dando um "OK! Issoaê, manolo!" para muitos pontos exigidos pela FIFA na famosa "Lei Geral da Copa". 

          Serão alguns pontos abordados aqui, de repercussão geral. Outros, mais voltados ao Direito, devem ser destrinchados em momento posterior. Ao trabalho:
Fonte: GE
           Artigo 19 (em resumo) -  Vistos de entrada serão emitidos, sem qualquer restrição a funcionários da FIFA, Convidados FIFA e empresas da conhecida "Família FIFA". Estes vistos terão validade até dia 31 de Dezembro de 2014. A estadia, e os vistos, de espectadores do evento serão válidas por, no máximo 90 dias.

             Caneleiros, o que vemos aqui é uma das piadas mais engraçadas que se contam na época da Copa do Mundo. A FIFA, seus chefões e os CONVIDADOS terão livre acesso ao território brasileiro até dia 31 de DEZEMBRO !!! O Mundial acontece no meio do ano, e termina em Julho. Durante 5 meses após o evento a mais sortida classe de pessoas, afinal, estamos falando dos amigos do Sepp Blatter e do Jack Warner, poderão entrar, sair ou ficar nessa terra brasilis, com um passe livre. 
               As empresas da "Família FIFA" não são a Corleone, a Soprano, a Capone e outras queridas, e sim os patrocinadores, tais como McDonalds, Coca Cola, Visa e outras grandes do mercado mundial. Tudo bem que o Brasil sempre foi uma putaria em relação a imigração (entre quando quiser, do jeito que quiser) mas um funilzinho não faria mal, certo?
Artigo 26, § 2º - Cota de Trezentos mil ingressos, com desconto de 50%, para estudantes, idosos e participantes de programas sociais (Bolsas famílias da vida...) na categoria 4

            Um agrado ao cidadão brasileiro necessitado, que dispõe de algumas (Muitas) merrecas para ver aqueles jogos bons, como Tunísia X Gabão. Honestamente, acredito que essa cota vai desaparecer nas mãos dos cambistas e agência de turismos, que vão repassá-las pelo triplo do preço. O Mundial não vai ser do povo brasileiro, e esse  ingresso é mais um prova. A, claro, sem mencionar que a "Categoria 4" provavelmente será  acomodada nos anéis e nos tetos dos estádios. Ou em seus pontos cegos.
Artigo 29 - Será permitida a venda, e o consumo, de Bebidas Alcoólicas, nos locais oficiais de competição, apenas em copos de plástico.

             Ah, a força do lobby e do dinheiro. Se você tem o mínino de conhecimento do futebol brasileiro, sabe que o Estatuto do Torcedor (Lei nº 10671\2003) proíbe o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. Pois é, a Dona FIFA tem como Patrocinadora-Master uma marca de cerveja e conseguiu, como acontece em todo mundo, que o produto fosse permitido dentro dos estádios no período do Mundial, contanto que seja em singelos e inofensivos copos de plástico. Notem que o projeto de Lei não fala apenas em cerveja, o que pode acarretar a venda de destilados, do outro lados e permitir bêbados de todos os tipos, com todas as substâncias, dentro do estádio. Ah, a Democracia...
       Tudo que foi dito aqui recebeu a aprovação da Câmara dos Deputados, sem alteração alguma. No momento certo, as peças são movidas e ninguém percebe. Esse post terá continuação porque ainda existem pontos muito interessantes a serem ressaltados, e TODOS mexem com o seu bolso.

Um comentário:

Eduardo Melido Ribeiro disse...

Os mais apocalípticos reforçam a situação da Grécia. Organizou os Jogos Olímpicos para turista ver e quebrou 8 anos depois. Uma coisa nao ta ligada diretamente a outra mas chega a ser um ponto a ser observado... Se tiver paciência, vou pesquisar e escrever sobre...