segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pippo sem prestígio


            No inverno europeu, nenhuma grande transferência ocorreu. Poderia ter sido a de Carlos Tévez para algum lugar. Seja ele qual fosse: para a Paris do novo rico Saint-Germain, Itália de Milan ou Inter, Queens Park Rangers/Liverpool em terras britânicas. Burburinhos davam conta de um acerto iminente com o clube francês. Antes e depois, estava 99%-certo-só-falta-assinar com o time de Milão. Daí que Adriano Galliani não quis esperar e fechou com outro atacante argentino, sendo este Máxi López.


           O administrador-delegado do time italiano afirmou, entre outras coisas, que o ex-atacante do Catania havia esperado pelo Milan mesmo sabendo do interesse em Tévez. Pela falta do acordo com o jogador do City, "vai a Barbie mesmo", talvez tenha exclamado Galliani.



            Mas muitos hoje acham que o Milan atualmente tem como figuras de seu ataque apenas Ibra (grande figura do time), Pato, Robinho (estes principalmente por serem brasileiros), Cassano (fora da temporada), El Sharaawy (a grande maioria nem conhece o faraó) e, agora, Maxi López. Falta alguém? A maioria vai dizer que não, mas está se esquecendo de alguém importantíssimo: Filippo "Pippo" Inzaghi. O camisa 9 está lá, as vezes sim, as vezes não no banco rossonero.


           Em seu último jogo pelo Milan, na vitória do seu time sobre o Cagliari por 3 x 0, ele entrou aos 39' do segundo tempo. Pippo se levantou do banco de reservas e caminhou para a linha lateral. Substituiu o sueco Ibrahimovic. Aplaudido. Mas com a cara fechada.


          Por que? Porque ele não foi inscrito na Liga dos Campeões. Porque ele não vem sendo aproveitado por Massimiliano Allegri. Porque ele teria, talvez, chance de atuar mais vezes em qualquer outro time da Serie A (excetuando Juventus, Napoli e Inter), mas o Milan não tenta negociá-lo.

              Quando Cassano sofreu um problema cardíaco,  em novembro último, o clube já pensava em um atacante que pudesse substituí-lo. Começaram a cultivar a vinda de Maxi López, freada quando City abriu negociações para a saída de Tévez. Entretanto, o baby talento Stephan El Shaarawy evoluiu demais nos últimos meses e tem atuado frequentemente. A chegada do argentino do Catania freia a sequência do jovem ítalo-egípcio de 19 anos.


          Nesta situação, El Sharaawy, Maxi e Inzaghi seriam os reservas de Ibra e Robinho - já que Alexandre Pato vive em uma eterna lesão.


           Enquanto isso alguns chegam e outros saem, Pippo vive uma temporada de incertezas. Os tantos impedimentos que foram vistos em sua carreira quase não existiram esta época. Número igualmente proporcional para a quantidade de vezes que a rede não balançou porque o camisa 9 mofando no banco.

Por que ele ainda pode ser importante?


          Porque é um dos artilheiros mais grossos, fracos tecnicamente, da história do futebol. Mesmo com impressionantes 38 anos, ainda pode decidir algumas determinadas partidas com gols. Como disse, Inzaghi pode não ser o centro-avante mais técnico do mundo, mas com certeza é um dos atacantes com mais presença de área do futebol mundial e é de dar inveja a muitos atacantes da Serie A.


Prós e contras de ter Inzaghi no time:


            Ibrahimovic, por agressão em Aronica no jogo Milan 0 x 0 Napoli, está suspenso por três partidas de Serie A (Udinese fora de casa, Cesena fora de casa, Juventus em casa).

            Para estas três partidas, Allegri terá apenas quatro atacantes de seu elenco à disposição: Robinho, El Sharaawy, Maxi López e o próprio Inzaghi.

            Desta lista, dois deles são centro-avantes. Analisando cada um dos avançados disponíveis, você vê porque Inzaghi pode ser importante.

1 - Porque El Sharaawy e Robinho não tem características de camisa 9, figura sempre importante para o time rossonero.


2 - Maxi López não tem qualidade suficiente para jogar no Milan. Já entrou em duas partidas (na derrota por 2 x 0 para a Lazio e no empate por 0 x 0 com o Napoli) e foi totalmente nulo, sem tocar na bola praticamente. Exceção feita, logicamente, a sua participação direta na virada ante a Udinese, na última rodada.


3 - Inzaghi é um dos maiores artilheiros da história da Liga dos Campeões e das competições europeias e, mesmo com 38 anos, pode ser mais importante que Maxi López. Por que então não dar uma chance a Pippo, Allegri? Tudo bem que é exigir demais dele atuações decisivas contra a 3ª colocada Udinese e a líder Juventus, mas por que não escalá-lo como titular contra o Cesena? Uma chance contra um time ameaçado de rebaixamento, na ausência de Ibra ainda por cima, não é pedir demais.



4 - Allegri deverá escalar Robinho e El Sharaawy no ataque para os jogos contra Udinese (como já o fez) e Juventus. Os dois atacantes de movimentação já jogaram juntos nesta temporada (vitória rossonera por 3 x 1 contra a Lazio na Coppa Italia) e tiveram boa atuação.


          A mensagem deste texto é: Inzaghi tem 38 anos e nunca foi um craque. Mas sempre foi decisivo com seus gols. Na ausência de Ibra, falta um centro-avante de peso no plantel rossonero e Pippo pode ser a solução, ao menos temporária.


          É de se pensar porque Allegri não dá mais chances para ele. Mas o que cobro é um mínimo de respeito: Inzaghi é um dos grandes ídolos da história recente do clube rubro-negro de Milão, e ainda o acho capaz de jogar o segundo tempo dos jogos contra Juventus e Udinese, e ser titular contra o Cesena.


          Ibra fará falta sim, mas quem tem Pippo Inzaghi não tem o que temer.

Nenhum comentário: