sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Quando vamos aprender ? Quando ?

            
         Hoje seria um dia para postagem sobre a sapatada que o Milan deu no Arsenal ontem (parabéns, @alcysio). UIm dia para festejar um renascimento da Itália na Europa, sobre os tão chamados superiores times ingleses. Mas dois acontecimentos conseguiram tomar, de assalto, a minha atenção. Não só como torcedor e amante do esporte, da arte que existe em ver atletas se superando e toda aquela baboseira romântica, mas porque, além disso, deve existir a consciência de que o esporte, e, nessa terra brasilis, isso se resume ao futebol, é algo que deve ser levado a sério sim, em todos os sentidos.

           O primeiro fato foi o anúncio de possível uma saída de Ricardo "Benito" Teixeira da presidência da CBF. É lógico que isso seria louvável, afinal, após 23 anos no poder (Ah, a Democracia...), todo mundo quer o tio Tricky Ricky fora das páginas dos jornais e das manchetes esportivas. É até compreensível que ele saia, depois da lama toda que foi jogada no seu lindo terno Armani, com a história da ISL trazida a tona e tudo mais.
         O que me deixa indignado é que NINGUÉM vê que isso é um puta de um esquema ! Ele tem que sair de cena para o Governo fingir que acertou as contas com a corrupção no esporte brasileiro. Por isso ele colocou um Ronaldo como escudo e testa-de-ferro, enormes, para ser o filtro, o receptor e o aparente chefe de tudo a partir do momento que foi nomeado um CEO do Comite Organizado.
Caindo direitinho. Fonte: R7
         Ainda, Ricardo Teixeira continuará mandando, por trás da marionete chamada Ronaldo. E, também, por quem quer que venha o substituir na CBF, se confirmada sua saída. Pessoas, entendam: A corrupção vai continuar existindo porque a Seleção Brasileira é uma marca muito valiosa, e todos querem um pedação desse bolo. A saída de Tricky Ricky não significa o fim da roubalheira, e sim o começo da maior delas, com apoio popular, que, cego, não vê as verdadeira intenções.
             A outra notícia foi o quiprocó entre Barcos, avançado do Palmeiras, o "jornalista" engraçadinho, colega de profissão\empresa do @edumelido. Nem tanto pela história toda da brincadeira e tals, mas sim pela declaração da besta diplomada, e empregada pela Marinho's Mob, que afirmou o seguinte, pela sua conta no Twitter:

"E eu não levo nem nunca vou levar esporte a sério. Quem leva não entende o que é esporte."
            O cidadão autor desta frase, que não vale a pena nem ser identificado, recebeu um apoio sem precedente da massa de torcedores amebas desse país. O que me encheu de vontade de, novamente, explodir esse Brasil e começar de novo. Agora sem o futebol.
                  Minha gente, o esporte DEVE ser levado a sério. Esquece a porra da brincadeira. O que esta anta afirmou vai de encontro a realidade. O esporte é muito mais do que simples entretenimento, e isso já foi provado por todas as maneiras possíveis e imagináveis. A movimentação financeira que apenas uma partida de futebol envolve é monstruosa. Além disso, existem questões de segurança, saúde, educação e tudo mais. E, claro, é questão de Polícia !
                 O MdC já provou por meio de Canelacasts, postagens específicas sobre o mar de dinheiro que só a CBF fatura, enquanto os clubes minguam. A gente também já falou sobre os Estádios que estão sendo erguidos para a Copa-2014, alguns com dinheiro particular, outros (a maioria) COM DINHEIRO PÚBLICO ! esse mesmo, que deveria dar uma melhorada no posto de saúde que não atende aos pobres, poderia dar um upgrade nas escolas, e que, na verdade, está indo para o bolso de empresas da Construção civil e de todos envolvidos. O esporte movimenta milhões de verdinhas que nós pagamos em impostos, e deve ser levado a sério.
               Se ninguém nunca percebeu, o esporte é a única maneira de se movimentar BILHÕES sem que qualquer suspeita ou fiscalização fosse feita. Ah, empresas como Petrobrás, VARIG são levadas a sério, suas movimentações financeiras são auditadas e publicadas todo ano, e todo mundo cai de pau se não forem. Mas e o esporte? Como explicar aqueles milhões que aparecem para levar o Carlos Alberto, o Adriano ou o diabo que seja de um clube para o outro? surgiram dos gramados, como ervas daninhas?
                 Na semana passada, todos estavam estarrecidos com a morte de um menino, Wendel Silva, de 14 anos em uma peneira do Vasco da Gama. O garoto, que não havia se alimentado direito (Um biscoito e um copo de Leite é uma senhora refeição...) passou mal e não havia UM único médico por perto. E, para completar a obra, no enterro do pobre garoto, vítima de quem não leva o esporte a sério, colocaram uma bandeira do Vasco da Gama em cima do caixão dele. Nojo é pouco.
                 Texto grande, assim como a indignação. E a surpresa de que ainda é maioria que pensa tão pequeno, e enxerga tão mal assim as coisas erradas que não alteram, diretamente, sua rotina. Somos, de fato, um país de tolos.

2 comentários:

Igor Rufini disse...

Muito bom Rodrigo! Meus sinceros parabéns por tudo que foi dito. É animador ver um texto desses no contexto que estamos!

E viva o MdC, um dos melhores espaços de esporte da internet!

Eduardo Melido Ribeiro disse...

Esquece meu colega, esporte é entretenimento, também, é o que acho!
A questão dele foi mal colocada, se fosse num momento separado ou tivesse funcionado, ninguém falaria... Sem contar que poucas coisas são mais chatas que coletiva de imprensa...
Nao sei quem falou o que mas é um saco ser jornalista e nao poder emitir opinião, pior ainda é ser xingado (incluindo família e amigos)... Mesmo eu, com pequenina expressão, sofro isso... E conversando com os ilustres desconhecidos e os mais pop vejo q é geral o xingamento e a insatisfação... Escreverei mais a respeito!!!