quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Análise: Villas-Boas x Felipão - Comparação de desempenho

Villas-Boas tem um desempenho inferior ao de Felipão, porém um elenco envelhecido e fragilizado
Os últimos resultados do Chelsea estão sendo desanimadores e a pressão sofrida por Villas-Boas começa a ser insustentável. Muitos comparam o destino do português ao de Felipão, então compararemos agora o desempenho do dois treinadores.

O português, pouco mais de três anos depois da demissão do brasileiro, vive uma situação parecida ou mais complicada do que a de Big Phil que foi demitido por resultados ruins.


Felipão teve um elenco em seu ápice e superior ao que hoje Villas-Boas tem
em mãos...
Desde 2004 o Chelsea tem uma boa base com Petr Cech no gol, John Terry na defesa, Frank Lampard no meio campo e Didier Drogba no ataque. Felipão teve a sorte de contar com um elenco superior ao de hoje. O time titular era: Cech; Bosingwa (até ele jogava bem), Ricardo Carvalho, John Terry, Ashley Cole, Ballack (em grande fase), Essien, Lampard (nem preciso falar que ele estava jogando o fino da bola); Anelka (em seu auge), Drogba, Malouda. O time ainda contava com Deco, Joe Cole, Belletti, Sinclair (que hoje faz sucesso no Swansea), Kalou e outras boas opções no banco de reservas, formando um dos elencos mais fortes do Chelsea nos últimos anos.

Villas-Boas não teve a mesma sorte e herdou de Carlo Ancelotti um elenco envelhecido e sem uma boa sequência de trabalho. O brasileiro, porém, 
tinha um elenco de grande qualidade em mão, mas não teve liderança o suficiente para manter a confiança dos jogadores.

Depois de alguns resultados ruins na Premier League, Scolari foi demitido. Ele havia comandado o time em 25 partidas e um empate em 0 a 0 contra o Hull City foi o ponto final para o brasileiro. Felipão deixou o Chelsea a 10 pontos do líder Manchester United na quarta colocação da Premier League.

Na mesma quantidade de jogos, Villas-Boas tem seis pontos a menos e venceu apenas dois dos seus últimos 10 jogos pela Premier League. Os Blues ainda estão em uma situação difícil na Liga dos Campeões após serem derrotados por 3 a 1 pelo Napoli. É o pior desempenho da era Abramovich.

Os dois treinadores tiveram resultados iguais na fase de grupos da Liga dos Campeões com 11 pontos conquistados mas Scolari foi demitido antes de poder enfrentar a Juventus pelas oitavas de final.

Em Copas nacionais Scolari avançou sem problemas na Copa da Inglaterra, ao contrário de Villas-Boas que não conseguiu evitar a partida de replay nas oitavas de final contra o Birmingham da segunda divisão em pleno Stamford Bridge. 
Na Copa da Liga Inglesa, o brasileiro foi eliminado pelo Burnley na quarta rodada enquanto Villas-Boas foi eliminado pelo finalista Liverpool nas quartas de finais.


Juan Mata é a melhor contratação de André Villas-Boas no Chelsea

Transferências:

André Villas-Boas:

No quesito investimento Villas-Boas teve dinheiro para gastar. O português gastou £80 milhões em contratações para melhorar o elenco mas o que vem dando o melhor resultado é Juan Mata, com quem foram gastos £29 milhões. Gary Cahill ainda em adaptação precisa de tempo na equipe enquanto Oriol Romeu tem se mostrado muito promissor. Romelu Lukaku que foi contratado por £18 milhões parece estar longe do amadurecimento ideal e o contestado Raul Meireles foi contratado do Liverpool.

Villas-Boas teve um elenco relativamente fraco em relação a outros tempos mas ele gastou dinheiro em potencial para fortalecer a equipe. Alex e Anelka ainda deixaram a equipe em janeiro, enfraquecendo ainda mais o elenco.

Luis Felipe Scolari:

Felipão foi mais prudente e contratou seus homens de confiança da seleção portuguesa: José Bosingwa (£16,2 milhões) e Deco (£7,9 milhões) chegaram e mostraram um grande desempenho na equipe, enquanto o também português contratado por empréstimo Ricardo Quaresma provou ser um verdadeiro desastre.

O treinador brasileiro teve mais consistência em seu trabalho apesar de dispensar jogadores como Wayne Bridge, Shaun Wright-Phillips, Tal Ben Haim, Khalid Boulahrouz, Steve Sidwell e Hernan Crespo que no final não fizeram muita falta. 

Apoio dos jogadores:

Luis Felipe Scolari: 

"Quando Scolari começou a culpar a todos foi o pior momento."  Essas foram as palavras de Didier Drogba logo após Felipão ter sido demitido do Chelsea e Terry também havia afirmado que o elenco estava dividido.

Os jogadores estavam insatisfeitos com o estilo que o brasileiro queria implantar na equipe. Lampard afirmou que nas últimas semanas de Felipão os jogadores já eram incapazes de ter a motivação certa para ganhar as partidas.

Felipão não colocava Drogba para jogar junto com Anelka, dois jogadores que estavam em grande fase, gerando ainda mais descontentamento por parte de Drogba que foi um dos protagonistas da demissão do brasileiro.


André Villas-Boas:

Villas-Boas parece ter a confiança
dos medalhões do elenco Blue
O português já admitiu que ele não tem a confiança de todos os jogadores do elenco e a separação de Anelka e Alex da equipe principal, sendo banidos de qualquer treinamento afetou a confiança da equipe.

Porém, diferente do que foi com Scolari, os jogadores mais antigos do elenco como Didier Drogba, John Terry, Branislav Ivanovic e Petr Cech parecem estar do lado do treinador.


Apoio dos torcedores:


Luis Felipe Scolari:


Haviam grandes expectativas em Felipão mas ele não conseguiu manter a filosofia vencedora de José Mourinho e falhou em implantar sua própria filosofia.

Uma derrota em casa por 1-0 para o Liverpool em outubro de 2008 terminou com uma invencibilidade de 86 jogos sem perder em Stamford Bridge e um mês depois foi derrotado em casa para o Arsenal por 2-1.

Até então os torcedores estavam apoiando o treinador mas depois de resultados negativos a equipe foi vaiada contra o Hull city em Stamford Bridge e a torcida pediu a demissão do treinador e o seu desejo foi concedido.



André Villas-Boas:

Villas-Boas era o homem que mostrava os DVDs para os jogadores de Mourinho, revelando as táticas dos adversários. Apesar de seu conhecimento da tática a sua falta de experiência vem sendo mostrada ao longo da temporada. Por exemplo, a linha defensiva muito adiantada e os fracos laterais fazem com que a equipe sofra muitos gols.

Com os recentes resultados, Villas-Boas acumula o pior desempenho da era Abramovich, e alguns torcedores pedem a sua demissão enquanto a maioria defende o treinador afirmando que ele precisa de mais tempo para se adaptar. Ele pode ter o pior desempenho, inferior ao de Scolari mas mesmo sob vaias Villas-Boas parece ter a confiança de Abramovich do seu lado.

Análise final:

Luis Felipe Scolari:

Scolari tem um desempenho melhor do que o de André Villas-Boas, que foi menos eficiente nas contratações. Mas o brasileiro tinha que ter feito mais com o elenco em seu pico. Dada a sua relevada reputação como treinador ele deveria ter sido capaz de obter resultados muito superiores em seu reinado. A maioria dos treinadores demitidos não tiveram tempo o suficiente mas o brasileiro teve um desempenho péssimo para a força do elenco que tinha em suas mãos.



André Villas-Boas:

André Villas-Boas e sua comissão técnica
Villas-Boas comete erros, resultado de sua falta de experiência ao tomar o controle de uma equipe grande como o Chelsea mas com o elenco mais fraco dos últimos anos.

Muito dinheiro foi gasto pensando no futuro mas existem outros fatores que contradizem ao treinador. O fortalecimento de Tottenham e Manchester City fez com que a briga pelas primeiras posições ficasse cada vez mais difícil, ainda mais para uma equipe em fase de reformulação. Villas-Boas tem aprendido muito ao longo da temporada e sem dúvidas se o Chelsea tivesse em mente um treinador melhor o Português já teria deixado o comando da equipe. 

Houveram alguns bons momentos da equipe, onde foi mostrado um futebol superior ao de hoje, um exemplo foi a vitória sobre o City em casa por 2-1, tirando a invencibilidade do líder do Campeonato Inglês, os 3 x 0 em casa sobre o Valencia na Champions, e os novos 3 x 0 em cima do Newcastle na Premier League, fora de casa, tirando a invencibilidade de outro time até então invicto.

Uma coisa que deve ser levada em consideração é que Mourinho, pedido por muitos torcedores, não irá sair do Real Madrid. Já Guus Hiddink assumiu o russo Anzhi e não está disponível. O que outro treinador conseguiria fazer em pouco tempo com um elenco limitado como o que tem o Chelsea hoje? O resultado pode ser ainda mais desastroso.

Com os seguintes argumentos de um elenco mais fraco do que o que tiveram outros treinadores, Villas-Boas merece mais tempo para construir um time vencedor, mas se há um clube que isso se torna mais complicado, esse clube é o atual Chelsea.



Resultados:

Felipão: 
Jogos: 36
Vitórias: 20
Empates: 11
Derrotas: 5

André Villas-Boas:
Jogos: 37
Vitórias: 17
Empates: 11
Derrotas: 9