segunda-feira, 18 de abril de 2011

As Ligas Resolvidas - Parte 1

       
            Estamos no final da temporada europeia, já nas semis da UCL e da Europa "Ibéria" League. Em sua maioria, as ligas nacionais estão na 33ª, 32 ª rodada. As Copas nacionais também já estão em fase de decisão, sendo a Copa do Rei, por exemplo, decidida está Quarta feira, em Valência. Os próximos posts serão sobre o praticamente decretado título dos atuais líderes na EPL, Bundesliga, Lega Calcio e La Liga. Para mim, sobrou a melhor tarefa de todas: elogiar o Milan e descer o cacete em José Mourinho e Leonardo. Lindo, não ?

           Depois das vitórias acachapante no Derby della Madonnina e sobre a Fiorentina, pouco restou para declararem o time do lado vermelho de Milão o próximo detentor do Scudetto. A boa vitória, o comportamento dos atletas sobre a batuta de Massimiliano Allegri, que não rendeu-se a pressão de imprensa e, principalmente Don Silvio Berlusconi, e manteve-se fiel a seu esquema em losango no meio campo e apenas dois atacantes, e, mais, a atuação de gala dos opostos do time, o veterano Seedorf, que está reeditando atuações de seu começo de carreira, na longínqua década de 60, e o jovem Pato, que depois de começar a mostrar as penas para Barbara Berlusconi vinha marcando paulatinamente todo jogo, davam a quase certeza de que o campeonato iria para Milanello. Essa quase certeza, na verdade, tinha um nome e um time: Edinson CavaNapoli.

Cavani e sua imitação de Esqueleto
         Os comandados de Mazzarri pareciam ser mais perigosos do que o time da vizinha, e atual campeã, Internazionale, do Giuda Interista Leonardo. Que, abrindo um parênteses, mostrou que não tem qualquer competência tática no derby e nas duas derrotas para o Schalke 04. Todavia, a expectativa sobre o Napoli de Cavani, Mascara e Paolo Cannavarro cai por terra quando nesse final de semana, na rodada 33 da Lega Calcio, recebeu a Udinese, desfalcada de Aléxis Sanchez e Antonio Di Natale, no estádio San Paolo e perdeu por 1 a 2, com gols de Inler ( que estranhamente não comemorou, aumentando os rumores de sua transferência para a equipe napolitana) aos 11 minutos e Denis, aos 17. O atacante Mascara ainda descontou nos acréscimos do segundo tempo, após furada inacreditável de Cavani, que já havia perdido um pênalti durante a partida.


        No sábado, o Milan derrotou a Sampdoria por 3 a 0, mas perdeu Alexandre Pato, devido a lesão, por pelo menos 2 semanas e a Internazionale, a vergonhosa Inter perdeu para o Parma, com gols de Giovinco e Amauri (ele mesmo). Vergonha. Infelizmente, essa derrocada da Internazionale não pode ser creditada apenas ao Leonardo. A queda de rendimento de figuras importantíssimasn a conquista da chamada tríplice coroa na temporada passado, sob o comando de José Mourinho, é muito flagrante. Júlio César e Maicon, principalmente, estão deixando e muito a desejar, se formos comparar as atuações exuberantes de ambos na UCL 09/10 e os frangos seguidos e a falta de produtividade ofensiva, respectivamente, nas duas derrotas para o ótimo Schalke 04 de Raúl e cia limitada.

         Com esses resultados, o Milan segue na ponta com 71 pontos, 6 a mais que o Napoli e 8 a mais do que a Internazionale, faltando 4 rodadas e tendo ainda a vantagem no critéio de desempate, o confronto direto, sobre os dois rivais, pode-se dizer, com certa tranquilidade, que esse ano o Scudetto vai para o lado certo de Milão, e para o currículo de um técnico competentíssimo, Massimiliano Allegri.

Nenhum comentário: