segunda-feira, 20 de setembro de 2010

10 anos de Special One

            Pelo twitter ( @lbertozzi ), Leonardo Bertozzi, jornalista e comentarista do Trivela e ESPN, lembra que há dez anos atrás surgiu um dos mais competentes e idiáticos treinadores de futebol : José Mario dos Santos Mourinho Félix, ou apenas José Mourinho, como é conhecido. Polêmico, direto ao assunto, muitas vezes apontado com antipático e egocêntrico (não, falo de Cristiano Ronaldo, seu compatriota), Mourinho é indiscutívelmente um cara competente, vencedor e colecionador de títulos. Até me times não tão expressivos, como o FC Porto.
José Mourinho.

          Começou sua carreira de treinador no Benfica, após passar a década de 90 como auxiliar técnico em vários clubes, inclusive no Barcelona, trabalhando com o técnico que viria a derrotar na última UCL, o holandês Louis Van Gaal. Contratado em 2000, onde se pode destacar sua vitória sobre o Sporting de Lisboa. Depois, na temporada seguinte, assumiu o União de Leiria por pouco tempo, sendo logo chamado para treinar o FC Porto, em 2002, com a nada promessa de que seriam campeões na temporada seguinte. Promessa feita, promessa cumprida. Em sua primeira temporada no comando do Porto, levou o Campeonato português, a Taça de Portugal e a Copa UEFA. Mas isso era pouco para ele.

dá uma risadinha, campeão !
          A temporada 2003/2004 foi um marco na carreira deste grande personagem do futebol mundial. Em uma equipe onde a espinha dorsal era Deco, Ricardo Carvalho, Costinha e, ainda, com a reserva de Carlos Alberto, José Mourinho levantou a primeira UEFA Champions League de sua carreira, e o Bi do Campeonato Português. Foi o suficiente para o emergente Chelsea, contando com os milhões de Roman Abramovich, levasse o português para Stamford Bridge. Primeira temporada com os Blues não passou em branco. Título da Premier League e da Taça da Liga Inglesa, mas a ambicionada UCL não veio. Mesmo tendo ganho mais um campeonato inglês e mais uma Taça da Liga inglesa, em 2007 terminou seu contrato com o Chelsea e rumou para a Itália, mais precisamente para o lado azul de Milão, na temporada seguinte.
Lampard, Mourinho e Terry

           Como não poderia deixar de ser, em duas temporadas no comando da Internazionale de Milão, foi Bicampeão da Lega Calcio, Campeão da Copa da Itália e, o seu maior feito, acabou com o jejum de 45 anos sem conquista da UCL pela Inter, em 2009/2010, faturando seu segundo título com um time diferente e o terceiro dos "Nerazzuri". Bateu, na final, o Bayern de Munique, de Loius Van Gaal.
Mourinho e o ex-patrão na Internazionale, Moratti

         Nesta temporada, está onde parece ser o seu lugar ideal: Real Madrid. O clube com muito marketing, muitos títulos, mas que vem, há 6 temporadas, sendo eliminado da UCL sempre nas oitavas de final. Desafio para o "Special One", e acredito ser o maior de todos, tendo em vista, também o crescimento e o futebol perfeito do maior rival dos "Blancos", o Barcelona, e a conquista da Europa League da última temporada do vizinho Atlético de Madrid.
Lugar certo.

         Cara de mal, sem comemorações muito efusivas, a gravata sempre milimetricamente solta, com o nó mal feito de propósito. Estes é Mourinho, um grande treinador. O melhor da Europa atualmente.

Nenhum comentário: