O futebol moderno, globalizado é uma realidade no mundo inteiro,certo? Bem, quase.Campeonatos pelo mundo inteiro estão entrando no modelo global, da China à Nambía.Mas não na Escócia.
Sim, os gigantes Celtic e Rangers possuem vários estrangeiros em seus elencos e geram receita pelo mundo todo, mas a mentalidade dos anos 70 ainda não saiu da mente dos times com a maior rivalidade do mundo.O Old Firm derby não é um jogo de futebol, é uma guerra e, diferentemente de clássicos como Grenal ou Fenerbaçe v Besiktas a guerra não está necessariamente nas arquibancadas, mas está sempre nos gramados
Esse foi o mais recente, onde o Celtic eliminou o Rangers da copa da Escócia por 1-0.No Old Firm os jogadores realmente se odeiam, mesmo que não sejam escoceses,tanto que um dos principais personagens dos últimos anos foi o Polonês Boruc, que, goleiro do católico Celtic, sempre fazia o sinal da cruz em frente a torcida dos protestantes Rangers.
Para se ter uma ideia da rivalidade, apenas 6 jogadores, desde 1935 tiveram a coragem de fazer a transição, sendo Kenny Miller o único em atividade, jogando agora pelo Rangers.
O futebol escocês também não mudou muito nos últimos 30 anos, com a famosa estratégia do pick and rush sendo usado amplamente.Para quem não sabe do que se trata, é basicamente cruzar bolas apartir da intermediária ou se fazer de balões para os pontas para que eles cruzem da linha de fundo.É um jogo bem duro,de ver.Mas é divertido, de uma certa maneira.
Amigos, esse é o futebol Escocês, futebol de verdade para uns, barbaridade para outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário