segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As tristezas de Allegri no Derbi de Milão

            O Milan perdeu o Derby della Madonnina. Dã. Mais ainda, foi completamente inofensivo a bem postada defesa da Internazionale de Claudio Ranieri. Todos os méritos para i nerazzurri e, principalmente, para o técnico de cabelos prateados, por ter resgatado o time azul de Milão do seu inferno astral do 17º lugar e ainda, de quebra, trouxe de volta um Diego Milito fazedor de gols, com faro e oportunismo, como bem percebeu o lateral direito milanista Abate.
             Feitos elogios a que deveria ser elogiado, vamos as críticas. O técnico milanista, Massimiliano Allegri, tem uma parcela enorme de culpa, não pela derrota, mas pela queda de rendimento do Milan. Apesar das lesões que povoam o Milan Lab, mister Allegri tem cometido erros repetidamente e, em jogos chaves dessa temporada, isso tem custado caro. Vamos, então, elencar as "Tristezas de Allegri":
Milito comemora seu gol no Derby de Milão. Foto: Revista dos esportes
            A "Tristeza de Allegri nº 1" é a clara alteração em seu tão amado 4-3-1-2. Ao chegar ao Milan, vindo do Cagliari, esse foi o sistema implantado e, como se percebe, vinha funcionando muito bem. Mas, de uns dois ou três jogos, o tático de Milanello tem jogado, na verdade, em um 4-1-3-2, alterando o posicionamento do trivote, que não é mais de volantes e sim de meias laterais, alinhando o trequartista com esses meias laterais e deixando apenas um volante fixo, Van Bommel normalmente, para proteger a defesa. 
Van Bommel sofre, sozinho. Foto: Acmilan.com
             Contra times de menor expressão, a única consequencia é um jogo feio, ruim e sem penetração (ui!) na área adversária. Contra equipes de mais peso, como a Internazionale, em muitos momentos o cão de guarda holandês estava sozinho, pois todos os meias partiram em sua desatada correria, na busca do gol. Não funciona.
Emanuelson de trequartista dá nisso. Foto: Yahoo
        Em seguida, a "Tristeza de Allegri nº2" é a invenção de Emanuelson no papel de trequartista. O holandês sósia do Robinho, definitivamente, não tem habilidade, explosão ou classe para ser o criador de jogadas do time. Todavia, Allegri tem insistido com o filho da Emanuele e do Nelson naquela posição por muito tempo, e ontem se viu que, definitivamente, não funciona. O dono daquela posição é Prince Boateng, que une um pouco de todas as características citadas acima e, ainda, contra uma defesa tão bem postada quando a de ontem, o Ganês teria a vantagem de chutar muito bem de fora da área.
Prince, o trequartista. Foto: UEFA.com
            Com o mesmo Boateng, vem a "Tristeza de Allegri nº 3". Além de tirar o Prince de usa posição em campo, o mister agora inventou de colocá-lo no lado direito do trio de meias laterais. Claramente torto e fora de posição, o camisa 27 do Milan não pode mostrar seu potencial, ficando preso aquela faixa do campo e, assim, tão inútil quanto pé esquerdo em carro com câmbio automático.
Se explica pro chefe, ou ele te bunga-bunga. Foto: A bola
             A última "Tristeza de Allegri" é a de número 4. Maxi Allegri demora demais para mexer no time e,quando o faz, é mais previsível do que estouro de camisinha no carnaval. Sempre troca volante por outro, atacante por outro. 
Olha a cara dele pro técnico. Foto: Goal.com
        Além disso, essa ainda não confirmada, o técnico tem problemas com figuras do elenco, pois não há outra forma para explicar a preferencia de Emanuelson em face de Seedorf para começar a partida ontem. Logo que entrou, o holandês 10 do Milan já deu um grande trabalho para o arqueiro nerazzurri, com um lindo chute de fora da área.
Vixi. Foto: Football365
         É lógico que o Milan ainda segue na corrida pelo Scudetto. É mais lógico que Allegri é um competente técnico e nem na metade da temporada estamos. Qualquer previsão seria bancar o profeta do apocalipse. Mas o Milan deve prestar atenção, pois contra equipes grandes, perdeu para Inter, Juve e Napoli, além de ter empatado com Udinese e Lazio.    
     

Nenhum comentário: