Uma investigação que durou mais de 1 ano e uma questão acerca do contrato registrado na junta Comercial, levantada pelo Procurador Geral da Junta Comercial do RJ, levou o jornalista Michel Castellar, do diário "Lance!", a publicar hoje uma matéria espetacular sobre o que vai ser feito e como o sistema foi criado para que o lucro, advindo da Copa do Mundo de 2014, possa ter apenas um e soberano dono, o ilustríssimo Sr. Ricardo Terra Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador Mundial e, não duvido, o próximo presidente da FIFA.
Na excelente matéria, o jornalista Michel Castellar explica que o Comitê Organizador criado para o Mundil de 2014 é uma, em forma jurídica, uma Sociedade Limitada com apenas dois sócios, que são a CBF, sócia majoritária com 99,99 % do controle do capital social e a pessoa natural Ricardo Teixeira o 0,01 % restante. Bem, até este momento, causa muita estranheza apenas o fato de que não há interferência ou controle de nenhum setor da sociedade civil, do Governo, em qualquer instância ou mesmo das Federações locais, das cidades onde os jogos serão disputados, sobre o Comitê. Como bem mostra a matéria, esse modelo misto foi adotado pelo Japão e Coréia, na Copa de 2002 e pela Alemanha, no Mundial de 2006.
Entretanto, o que o Procurador Geral da junta Comercial e o jornalista chamam a atenção para uma parágrafo do capítulo V - Exercício Social e Demonstrações Financeiras. Neste Parágrafo único lê-se " Os resultados apurados ao final de cada exercício social deverão ter o destino que vier a ser determinado pelos sócios. a distribuição de lucros poderá ser feita, a critério dos sócios, sem guardar proporção com as respectivas participações no capital social."
Sim, Senhores ! exatamente o que todos pensaram ! O soberano da bola Ricardo Teixeira pode, mesmo com seus 0,01 % do capital social, decidir para onde vai o lucro da Copa. Para se ter uma noção, o Comitê Organizador Local Alemão teve, em lucros, apenas R$ 263,6 milhões que, segundo o Presidente do mesmo, o Craque Federação Alemã de Futebol (DFB) e a Liga Alemã de Futebol (DFL). TODO O LUCRO proveniente da Copa de 2014 estará nas mãos de uma única pessoa.
Claro que ele pode destinar para um projeto social, para construção de moradia para as pessoas que serão deslocadas de suas casas em virtude de obras para o Mundial ou mesmo por pura maquiagem, assim como aconteceu na Rio-1992. Ele pode ajudar os clubes, sempre com o pires na mão, implorando ajuda, principalmente a não mais soberana, e muito aliada de Ricardo Teixeira e da CBF, Rede Globo.Ou mesmo, quem sabe, esse dinheiro possa ser aplicado nas divisões de base da Seleção ou, ainda, na melhoria, profissionalização e educação dos árbitros brasileiros. Oras, por que não acreditar na lisura e na altivez de Ricardo Terra Teixeira e da CBF ?
O que eu acho de verdade, mesmo, é que parte desse lucro vai ser utilizado para comprarem Narizes vermlhos de palhaços para mais de 190 milhões de habitantes dessa terra brasilis. Por favor, meu nariz vermelho tem que ser tamanho G.
Para ler a matéria completa, com vídeo ainda, é só clicar aqui . Honestamente, alguém esperava algo diferente ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário