sábado, 27 de novembro de 2010

Um Milan apagado e o empate justo da Sampdoria


             Em jogo válido pela 14 ª giornata da Lega Calcio, a Sampdoria, que afastou definitivamente Antonio Cassano de seu elenco por motivo de indisciplina (imagina que o ragazzo chingou o presidente da Samp, manja ?) recebeu em seus domínios, na cidade de Gênova, Estádio Luigi Ferraris, o líder na luta pelo Scudetto, Milan, e arrancou um empate que, na bem da verdade, se anunciava desde que a bola rolou. O que mais chamou a atenção foi o lapso de memória do técnico Allegri quando, ao tomar o gol de empate, só resolveu mexer no time aos 90 minutos de jogo. Chama-se lapso pois ele dever ter esqu3ecido que treina o Milan e não mais o Cagliari onde, com todo respeito ao time, um empate fora de casa é um resultado positivo e comemorável.

            A formação inicial do Milan era Abbiati; Abate, Nesta, Thiago Silva e Bonera; Gattuso, Ambrosini e Boateng; Seedorf; Robinho e Ibra. Os 3 volantes, com licença para matar, trabalharam bom, execeção feita a Boateng, que pareceu um pouco distante e poderia ser trocado por Flamini. Robinho, é de se destacar, jogou um bom primeiro tempo, assim como Abate na lateral direita e a dupla de zaga. Ibrahimovic estava mais aéreo este jogo e não foi decisivo como de costume, e, talvez por isso, as ações ofensivas eram sempre iniciadas pelo camisa 70, mas morriam na falta de velocidade de Seedorf e na sonolenta atuação do camisa 11.

           O primeiro lance de ataque que se pode destacar foi aos 22 minutos de partida, quando estava bem claro que a Sampdoria estava muito satisfeita com o empate, se fechando bem e marcando atrás da linha de meio-campo. Robinho recebeu a bola na entrada da área do goleiro Curci e bateu com força, mas o arqueiro da Sampdoria, bem posicionado, defendeu. Aos 34 minutos, Seedorf também arriscou de fora da área, mas parou novamente em Curci. O placar só foi alterado aos 43 minutos quando, em boa tabela na direita com Ibrahimovic, Robinho recebeu a bola de volta perto da marca do pênalti e bateu no contrapé do arqueiro da Samp e estufou as redes. Quarto gol do "pedalada boy" na Lega Calcio e, o mais importante, o Milan em vantagem. Nesse momento, o time do lado vermelho de Milão estaria indo à 32 pontos, se isolando, e muito, na liderança.

          Na segunda etapa os papéis se inverteram e foi a Sampdoria que partia para o ataque, procurando o gol de empate, resultado que parecia julgar perfeito. Contando com Guberti na armação das jogadas e Pazzini e Marilungo no ataque, o time de Gênova pressionava a saída de bola do Milan e oferecia muito perigo a meta de Abbiati. O goleiro careca do Milan trabalhou e muito bem. Até que, aos 59 minutos, em escanteio cobrado pelo lado esquerdo, o defensor Gastaldello se livrou da marcação de Nesta e tocou de cabeça para Pazzini que, contando com uma falha de Thiago Silva, cabeceou para dentro das redes de Abiatti, empatando o jogo e deixando os torcedores da Samp "tutti pazzi", como dizia o cartaz mostrando no momento do gol.

         Era de se esperar que Massimiliano Allegri alterasse o time, colocando-o mais ofensivo. Ronaldinho Gaúcho ainda estava de castigo, mas seria uma boa opção aos 75 minutos de jogo, por exemplo. entretanto, Allegri deixou o Milan chegar aos 90 minutos com os mesmo jogadorse que iniciaram a partida. Tudo bem que eles estavam pressionando e Robinho se movimentava bastante, ao contrário de Slowdorf, que perdeu uma chance de gol daquelas que qualquer um faria, e Ibra, que parecia bastante cansado com a maratona de jogos. Faltou alguém falar ao Max que ele agora treina o Milan, não mais o mediano Cagliari, e que suas ambições devem ser maiores do que um empate fora de casa. Ronaldinho Gaúcho entrou aos 90 minutos e Flamini aos 89 para o primeiro bater dois escanteios e o segundo nada fazer. Fim de papo, empate de 1 a 1.


       Com esse empate murcho, o Milan permanece na liderança, agora com 30 pontos, seguido pela Lazio, com 26, e Napoli, com 24. A Internazionale, que joga amanhã, segue em sexto lugar, com 20 pontos, a Juventus, que joga agora com a Fiorentina, está até o momento, com 23 pontos na 4ª posição. A Roma segue com 22 pontos, na 5ª posição.

Nenhum comentário: