segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A rodada 34 do BR - 10 e suas consequências.

           A rodada 34 do BR-10 aconteceu esse fim de semana e finalmente podemos acreditar que a disputa do título que ninguém quer ficará entre Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Honestamente, acho um puta hipocrisia falar que o "campeonato brasileiro é o mais equilibrado do mundo, porque não tem favoritos, são sempre 5 ou 6 lutando até o fim" e blá blá blá. Claro, não são os mesmos que no ano passado, mas, se no início do ano se prestasse mais atenção ao planejamento e organização dos times, seria fácil perceber que os 3 acima citados foram os mais reforçados e com treinadores competentes. Apesar de ter saído da luta, virtualmente, o Botafogo de @edumelido merece uma analisada também.

  • Fluminense 1 X 0 Vasco da Gama
           No estádio João Havelange, na longínqua e mal localizada Engenho de Dentro, o clássico carioca teve um vencedor definido logo aos 4 minutos de jogo, valeu mais uma partida de jejum de gols para Washington e consagrou outra atuação de gala do goleiro tricolor Ricardo Berna"longa", com defesas sensacionais, como no chute de Jonathan, um dos três atacantes que o técnico PC Gusmão mandou a campo pelo time do vasco.
Berna e Conca.
         Pode-se até dizer que o Vasco jogou bem melhor do que o Fluminense, tanto que teve mais chances de empatar do que o Fluminense de aumentar. A jogada do gol de Tartá começou com Valencia recuperando a bola no meio campo, passando para o mesmo Tartá, que serviu Washington na medida e esse, como era de se esperar, bateu forte e em cima de Fernando Prass, goleiro vascaíno. Na sobra, o menino Tartá completou para dentro das redes. 

         A partir daí, o Fluminense recuou e ofereceu o jogo para os cruzmaltinos, que não aproveitaram. Nas poucas chances de marcar que teve durante o jogo, o tricolor esbarrava em um jogador em especial, o atacante camisa 99, Washington. O tal "coração valente" perdeu duas chances claras, uma furando um cruzamento na medida e outra por preciosismo ao tentar ajeitar a bola. Se fosse Pippo Inzaghi, num tinah nada disso.
Tartá comemora seu gol.

  • São Paulo 0 X 2 Corínthians
         O estádio do Morumbi foi o palco do clássico paulista com o nome mais homossexual que já se ouviu falar. O tricolor paulista enfrentou o Timão no "Majestoso" e confirmou a freguesia de 11 jogos para o adversário alvinegro. Com gols de Elias e Dentinho, voltando aos poucos de lesão, o "Curíntchia" segue a caça do título, único que pode vir, no ano do centenário. A destacar, a atuação do goleiro da Fiel, Júlio César, a volta do atacante Dentinho, o mais feio de todos, e o uniforme ridículo do capitão são paulino, Rogério Ceni.
Charge de Milton Trajano.
           No jogo, inicialmente o que se viu foi um cuidado excessivo em não se expor, das duas partes, e poucas chances. Ronaldo acertou a rede pelo lado de fora em chute forte aos 3 minutos de partida. Também ficou muito claro que Roberto Carlos, arma ofensiva do Corínthians, ficaria plantado, na marcação de Jean e Lucas, e não apoiaria tanto como de costume. As chance aos poucos apareceriam para ambos os lados, mas em lances pontuais, como o chute de Lucas, do SPFC, e a batida de falta perigosa de Chicão, zagueiro alvinegro. 
         Diante de tanto cuidado, a dupla de volantes ( ? ) fez a diferença e, após passe na medida de Jucilei, Elias recebeu no meio da zaga são paulina, trouxe para direita e bateu no canto e nem a roupa ridícula de Rogério Ceni pode evitar o gol e a comemoração com o maldito coraçãozinho. O SPFC até tentou mudar no segundo tempo, colocando o Richarlysson em campo, mas acabou levando o segundo gol após subida do lateral direito Alessandro, que cruzou rasteiro, por baixo de Rogério Ceni, para Mano Dentinho marcar o seguindo e fechar a fatura, com direito a SPC na nota para o freguês.
Ronaldo, Dentinho, Elias e Alessandro.

  • Vitória 0 X 1 Cruzeiro
          O treinador do Cruzeiro, o alegre Cuca, insatisfeito com a derrota da última rodada, mudou o time e mandou mais um zagueiro a campo, liberando os laterais/alas, em um 3-5-2 clássico, para o jogo contra o Vitória, treinado pelo delegado Antônio Lopes. Na bem da verdade, não adiantou muita coisa a mudança do "Cuquinha", porque as ações do Cruzeiro ficaram muito concentradas no meio, e os alas pouco ajudaram. O que resolveu o jogo para a Raposa foi a fase fantástica de Thiago Ribeiro, que numa jogada individual, e contando com uma cagada da defesa baiana e ajuda do juizão, resolveu a parada para o time mineiro.
        E foi isso. O Vitória dominou o jogo até os 35 minutos, quando Thiago Ribeiro recuperou uma bola na lateral direita, partiu em velocidade, entrou na área e deu um "chutamento" para o zagueiro Jonas que, com faro de gol do seu xará artilheiro, desviou de cabeça e tirou a bola das mãos do goleiro Viáfara. O juizão Paulo Godoy Bezerra creditou o gol para o atancante do Cruzeiro. Depois disso, o Vitória atacou, o Cruzeiro se defendeu e contratacava com Thiago Ribeiro. Chato, e muito. O técnico Antonio Lopes até tentou mudar o jogo, com substiuições ofensivas, mas o Cruzeiro, superior até o talo, manteve o controle da partida até o fim.
Thiago Ribeiro ficou beeem na foto.
  •  Avaí 0 X 0 Botafogo
            Em Florianópolis, cidade linda demais, o Botafogo deu adeus, virtualmente, à luta pelo título ao empatar sem gols com o Avaí, apenas o antepenúltimo colocado na tabela. Papai Joel Santana colocou as melhores peças que tinha nas mãos, incluindo aí o garoto AmareLúcio Flávio, e viu mais uma ótima partida de Jóbson e do goleiro Jéfferson. Não foi suficiente para manter o clima de festa que dominou os torcedores após a vitória na última rodada e "levar os 3 pontos para cara", como diz a oração da entrevista de jogador após a partida.
vem atuando muito bem esse rapaz.

  • BALANÇO GERAL 
      O Fluminense segue líder, com 62 pontos, e terá o Goiás na próxima rodada. Corínthians segue na cola do tricolor (ui!) com 60 pontos, assim como o Cruzeiro e vão se enfrentar na próxima rodada. O Botafogo, com este empate tosco que só, alcançou 55 pontos e terá o Ceará como adversário no próximo jogo.

Nenhum comentário: