Qual o tamanho do futebol ? como descobrir a exata medida de um esporte que desperta tantos sentimentos, que arrepia até o mais frio e calculista torcedor ? Quatro linhas são suficientes para conter toda a paixão que gira, com as mais altas rotações possíveis, em torno de uma bola, dois times, duas camisas com cores e histórias diferentes ? Quando esta terça, dia 19/10, começar, toda e qualquer viva alma, de qualquer espécie, raça, cor, pelagem, plumagem ou etnia, terá essas dúvidas na cabeça, e a tendência, enquanto o horário do jogo mais espetacular deste, e muito provavelmente dos outros também, se aproximar. O estádio Santiago Bernabéu, localizado em Madrid, será o palco do encontro entre os maiores vencedores do campeonato interclubes mais famoso e importante deste, e de outros, universos.
Pela segunda temporada seguida, Milan e Real Madrid se encontrarão na fase de grupos da UCL. Graças ao sorteio feito apenas por jogadores da Internazionale, o Grupo G, formado pelos dois citados anteriomente, mais Ajax e o francês Auxerre, tornou-se o tão famoso "Grupo da Morte", com pitada de crueldade pois, no frio dos números, temos exatos 20 títulos de Champions League no mesmo grupo. Se fosse por peso, esse seria o grupo mais pesado, pela carga imensa de "Orelhudas". Dizem que existem os Deuses do Futebol e, teoria minha, eles providenciaram uma interferência durante o sorteio de grupos, garantindo assim, como em 2009/2010, dois jogos fantásticos em sequência, primeiro no Bernabéu, e depois no sagrado San Siro.
Agora, ao contrário da temporada passada, o Milan navega por águas calmas, e tendo a tranquilidade de saber que sentado em seu banco de reservas está um técnico competente, um elenco velho, sim, mas com a experiência necessária para um confronto desta magnitude, dois maestros no meio campo (Pirlo e R. Gaúcho) e um ataque que deixaria qualquer torcedor cheio de esperanças. A grande dúvida é Thiago Silva, que com Nesta, forma uma zaga pra lá de respeitável.
No lado de "Los Blancos", em elenco estelar, Cristiano Ronaldo se encontrando com o esquema, Özil e Sami Khedira, sensações da Alemanha na Copa-2010, além de, claro, o atual técnico campeão do torneio e seu esquema equilibradíssimo entre ataque-defesa, José Mourinho, The Special One.
Quando o juiz apitar, as imagens de Alfredo di Stéfano, Zizou, Puskás e Francisco Gento estarão em campo, enfrentando Cesare e Paolo Maldini, Franco Baresi, Frank Rijkaard, Van Basten e Ruud Gullit, por mais uma vitória na Taça dos Campeões, ou Champions League, como é chamado este torneio desde 1992. Duas camisas histórias, 16 títulos ao todo, sendo 9 do Real Madrid e 7 do Milan. Muito mais do que qualquer coisa, muito mais do que uma simples partida de Futebol.
Esqueça o que você um dia ouviu falar sobre Fla X Flu, San X São, Grêmio X Internacional, Manchester Utd X Liverpool, Juve X Internazionale ou qualquer outro chamado Clássico do futebol. São minúsculos perto do que vai acontecer em Madrid. Crônicas de Nelson Rodrigues são pouco para tentar descrever um Real Madrid X Milan. Nada é maior, nada se compara, em qualquer área. Um jogo que pode-se dizer que é maior que o própio futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário